Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13048
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEKALA, Madalena de Fátima Zaccara | |
dc.contributor.author | BARROS, Marcela Camelo | |
dc.date.accessioned | 2015-04-13T14:25:04Z | |
dc.date.available | 2015-04-13T14:25:04Z | |
dc.date.issued | 2014-08-25 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13048 | |
dc.description.abstract | O tema arte e política se apresenta numa multiplicidade de características, conduzido por toda a complexidade e tensão que esses dois campos, quando em separado, exprimem. Investigar tais dimensões que se sobrepõem e se embaçam, se misturam e se separam, demanda um olhar cuidadoso e detalhista e ao mesmo tempo livre e curioso, exatamente como devem ser os olhos dos viajantes, andarilhos, em que o destino é sempre uma nova estrada, uma nova vontade de viajar e desbravar horizontes. É desta forma que o presente trabalho toma como ponto de partida o encontro com a arte e política mediado justamente através da viagem realizada por mim até a 29ª Bienal de São Paulo, que abordou o tema como recorte curatorial. Nessa poética do deslocamento e da reconfiguração do olhar em um espaço até então desconhecido, há gatilhos que nos despertam para o estímulo à criação e ao conhecimento. Os autorretratos do artista plástico pernambucano, Gil Vicente, de arma em punho, prestes a assassinar Bush, Bento XVI, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Ariel Sharon, dentre outros ícones do poder, todos em tamanho natural, foi o estopim para o desejo de compreender o fenômeno da arte e política. Inimigos, a série de dez desenhos de Vicente, surge assim como guia nessa investigação que apura as dimensões da arte e política nas artes visuais. A análise perpassa leitura de imagem, conceito, processo de criação, estética, poética do artista e repercussão da obra. Reflete também junto aos teóricos do campo, os paradoxos da arte e política e a essência do dissenso que atravessa a produção acadêmica em artes visuais: convergindo história da arte na contemporaneidade, teoria, sociologia e filosofia da arte e processos artísticos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte e política | pt_BR |
dc.subject | Dimensões | pt_BR |
dc.subject | Inimigos | pt_BR |
dc.subject | Gil Vicente | pt_BR |
dc.title | A poesia puxa o gatilho: das dimensões da arte e política a partir da série Inimigos, de Gil Vicente | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO Marcela Camelo Barros.pdf | 7,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons