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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13053
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Título : | Dos Imperativos da Ordem a Afirmação do Acaso em ARS Combinatória |
Autor : | BEZERRA SOBRINHO, José Patrício |
Palabras clave : | José Patrício; Arte contemporânea brasileira; Gilles Deleuze e a obra de arte; Arte e jogo; Ordem e caos na arte |
Fecha de publicación : | 6-may-2014 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A presente dissertação tem como objeto de estudo o percurso de criação, em artes visuais, de José Patrício. Trata-se de uma reflexão do artista sobre seu próprio trabalho, expressa em uma narrativa do processo criativo que parte dos primeiros experimentos com a gravura e o papel artesanal, passa pelo encontro com o objeto, até chegar aos trabalhos com dominós montados no chão, com ênfase na obra Ars combinatoria. Ao abordar esses trabalhos, ressaltam-se o processo criador e o potencial expressivo do papel feito à mão e das peças do jogo de dominó, explorado em obras resultantes de investigações guiadas pela experimentação, pela lógica matemática e, ao mesmo tempo, pela ordem sujeita às intervenções do acaso. O estudo considera novas possibilidades de relação interdisciplinar, apoiando-se nos referenciais teóricos estabelecidos pelos filósofos Gaston Bachelard e Gilles Deleuze e pelos críticos de arte Pierre Restany e Paulo Herkenhoff. A maturidade das experimentações e intervenções poéticas resulta em obras que se inserem no contexto de uma poética do Número, revelada em aspectos conceituais e estéticos de que o artista faz uso por meio dos dominós, a saber: produção dialógica do sentido; sínteses cromático-numéricas; múltiplas sequencialidades; jogo, regra e acaso; vazio, ordem e caos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13053 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
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