Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13053

Comparte esta pagina

Título : Dos Imperativos da Ordem a Afirmação do Acaso em ARS Combinatória
Autor : BEZERRA SOBRINHO, José Patrício
Palabras clave : José Patrício; Arte contemporânea brasileira; Gilles Deleuze e a obra de arte; Arte e jogo; Ordem e caos na arte
Fecha de publicación : 6-may-2014
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A presente dissertação tem como objeto de estudo o percurso de criação, em artes visuais, de José Patrício. Trata-se de uma reflexão do artista sobre seu próprio trabalho, expressa em uma narrativa do processo criativo que parte dos primeiros experimentos com a gravura e o papel artesanal, passa pelo encontro com o objeto, até chegar aos trabalhos com dominós montados no chão, com ênfase na obra Ars combinatoria. Ao abordar esses trabalhos, ressaltam-se o processo criador e o potencial expressivo do papel feito à mão e das peças do jogo de dominó, explorado em obras resultantes de investigações guiadas pela experimentação, pela lógica matemática e, ao mesmo tempo, pela ordem sujeita às intervenções do acaso. O estudo considera novas possibilidades de relação interdisciplinar, apoiando-se nos referenciais teóricos estabelecidos pelos filósofos Gaston Bachelard e Gilles Deleuze e pelos críticos de arte Pierre Restany e Paulo Herkenhoff. A maturidade das experimentações e intervenções poéticas resulta em obras que se inserem no contexto de uma poética do Número, revelada em aspectos conceituais e estéticos de que o artista faz uso por meio dos dominós, a saber: produção dialógica do sentido; sínteses cromático-numéricas; múltiplas sequencialidades; jogo, regra e acaso; vazio, ordem e caos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13053
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Patrício Sobrinho.pdf8,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons