Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13105
Share on
Title: | Publicidade e infância: representações e discursos em uma arena de disputas de sentidos |
Authors: | Guedes, Brenda Lyra |
Keywords: | Infância; Cultura do Consumo; Publicidade Infantil; Discursos |
Issue Date: | 31-Jan-2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A pesquisa aqui proposta é pautada sobre a articulação que se estabelece entre três termos: infância, cultura do consumo e publicidade. Partindo da concepção de infância como um construto histórico, social e discursivo, busca-se entender em que parâmetros os discursos sobre a “publicidade infantil” colaboram para a construção de noções específicas sobre a infância na contemporaneidade. Para tanto, foram evidenciadas algumas das principais facetas que o termo “publicidade infantil” assume no país, a partir dos discursos organizados de setores sociais, e da manifestação espontânea de “cidadãos comuns” sobre o tema. Neste percurso, privilegiou-se um olhar sobre os projetos políticos vinculados aos lugares de fala, e as consequentes representações de infância que se afirmam em meio a uma cultura do consumo de mídias. Utilizam-se, como aporte teórico-metodológico, conceitos de autores da sociologia da infância como Philip Ariès (1981) e Jens Qvortrup (2010); dos estudos sobre a relação mídia e infância de David Buckingham (2007; 2012); da sociologia do consumo, por meio de Don Slater (2002), Wolfgang Fritz Haug (1997) e Daniel Cook (2004); da filosofia da linguagem com Mikhail Bakhtin (1996); e da sociologia da linguagem, com Evelina Dagnino (2004). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13105 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Brenda Lyra Guedes.compressed.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License