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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13319
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Título: | Representação social da morte e do morrer de recém-nascidos para uma equipe multidisciplinar de terapia intensiva neonatal |
Autor(es): | SARMENTO, Fernanda Isabela Gondim |
Palavras-chave: | Morte; Recém-nascido; Terapia intensiva neonatal; Profissionais da saúde; Pesquisa qualitativa |
Data do documento: | 20-Ago-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esse estudo teve como objetivo conhecer as representações sociais da morte e do morrer de recém-nascidos para profissionais de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com referencial teórico da Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Foi realizada entrevista semi-estruturada com as perguntas norteadoras: O que lhe vem à mente quando você pensa na morte e no morrer dos recém-nascidos assistidos por você? Que aspectos do seu contexto sociocultural e/ou acadêmico influenciam ou influenciaram a sua maneira de lidar com a morte e o morrer nessa situação? Foram entrevistados 28 profissionais de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de João Pessoa/Paraíba/Brasil entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais. Foi realizada análise de conteúdo do universo lexical com o auxílio do software Alceste. A amostragem se deu por saturação teórica do discurso. Emergiram dos dados três classes: o enfrentamento da morte e do morrer; a convivência com a finitude da vida; as influências socioculturais e da academia. Observou-se que a morte representa o fracasso do profissional que luta para salvar vidas. A falta dessa temática na academia, possivelmente gera conflitos que repercutem na representação da morte e do morrer. A religiosidade e as vivências do cotidiano, privado e do trabalho, foram importantes para o lidar desses profissionais com a finitude. Essa pesquisa demonstrou a necessidade de educação permanente e de inclusão da temática da morte e do morrer na academia, na perspectiva de construir estratégias de enfrentamento da terminalidade |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13319 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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