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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13319

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Title: Representação social da morte e do morrer de recém-nascidos para uma equipe multidisciplinar de terapia intensiva neonatal
Authors: SARMENTO, Fernanda Isabela Gondim
Keywords: Morte; Recém-nascido; Terapia intensiva neonatal; Profissionais da saúde; Pesquisa qualitativa
Issue Date: 20-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esse estudo teve como objetivo conhecer as representações sociais da morte e do morrer de recém-nascidos para profissionais de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com referencial teórico da Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Foi realizada entrevista semi-estruturada com as perguntas norteadoras: O que lhe vem à mente quando você pensa na morte e no morrer dos recém-nascidos assistidos por você? Que aspectos do seu contexto sociocultural e/ou acadêmico influenciam ou influenciaram a sua maneira de lidar com a morte e o morrer nessa situação? Foram entrevistados 28 profissionais de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de João Pessoa/Paraíba/Brasil entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais. Foi realizada análise de conteúdo do universo lexical com o auxílio do software Alceste. A amostragem se deu por saturação teórica do discurso. Emergiram dos dados três classes: o enfrentamento da morte e do morrer; a convivência com a finitude da vida; as influências socioculturais e da academia. Observou-se que a morte representa o fracasso do profissional que luta para salvar vidas. A falta dessa temática na academia, possivelmente gera conflitos que repercutem na representação da morte e do morrer. A religiosidade e as vivências do cotidiano, privado e do trabalho, foram importantes para o lidar desses profissionais com a finitude. Essa pesquisa demonstrou a necessidade de educação permanente e de inclusão da temática da morte e do morrer na academia, na perspectiva de construir estratégias de enfrentamento da terminalidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13319
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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