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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria de Fátima de Souza
dc.contributor.authorCORREIA, Clarissa Cristina Gonçalves
dc.date.accessioned2015-05-28T13:18:22Z
dc.date.available2015-05-28T13:18:22Z
dc.date.issued2015-02-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14094
dc.description.abstractO Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento pediátrico, caracterizado por disfunções nos mecanismos da atenção, reflexibilidade e atividade. Envolto em controvérsias e polêmicas sobre etiologia, epidemiologia e tratamento na área da saúde, tornou-se objeto de debate nos meios de comunicação e vem sendo frequentemente utilizado para categorizar crianças no âmbito do senso comum. Observa-se a passagem de um conhecimento científico para o senso comum e a construção de novos saberes que podem ser compreendidos a partir da Teoria das Representações Sociais. O objetivo do estudo é investigar os saberes construídos por pais de crianças em idade escolar para dar sentido ao TDAH. Realizaram-se entrevistas audiogravadas, com 09 pais de crianças sem diagnósticos de TDAH (Grupo 01) e 08 pais de crianças diagnosticadas (Grupo 02); e levantamento de matérias de revista de grande circulação nacional. Os dados foram analisados por Análise de Conteúdo e ALCESTE, respectivamente. No Estudo A, o Grupo 01 não tem implicação com o objeto e os saberes por ele construído não constituem RS. O Grupo 02 representa o TDAH como um transtorno, marcado pela desatenção e agitação, prejudicial ao desempenho escolar e às interações do sujeito, tratado por medicação e terapias. No Estudo B, as matérias enfatizam os conhecimentos científicos sobre diagnóstico, sintomas e tratamento, e sua vulgarização. As informações que circulam na imprensa parecem servir como ancoragem para o Grupo 02.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.titleTranstorno de déficit de atenção/hiperatividade e representações sociais: a construção dos saberes por pais de crianças em idade escolarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

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