Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14094

Comparte esta pagina

Título : Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e representações sociais: a construção dos saberes por pais de crianças em idade escolar
Autor : CORREIA, Clarissa Cristina Gonçalves
Palabras clave : Representações sociais; Pais; TDAH
Fecha de publicación : 4-feb-2015
Resumen : O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento pediátrico, caracterizado por disfunções nos mecanismos da atenção, reflexibilidade e atividade. Envolto em controvérsias e polêmicas sobre etiologia, epidemiologia e tratamento na área da saúde, tornou-se objeto de debate nos meios de comunicação e vem sendo frequentemente utilizado para categorizar crianças no âmbito do senso comum. Observa-se a passagem de um conhecimento científico para o senso comum e a construção de novos saberes que podem ser compreendidos a partir da Teoria das Representações Sociais. O objetivo do estudo é investigar os saberes construídos por pais de crianças em idade escolar para dar sentido ao TDAH. Realizaram-se entrevistas audiogravadas, com 09 pais de crianças sem diagnósticos de TDAH (Grupo 01) e 08 pais de crianças diagnosticadas (Grupo 02); e levantamento de matérias de revista de grande circulação nacional. Os dados foram analisados por Análise de Conteúdo e ALCESTE, respectivamente. No Estudo A, o Grupo 01 não tem implicação com o objeto e os saberes por ele construído não constituem RS. O Grupo 02 representa o TDAH como um transtorno, marcado pela desatenção e agitação, prejudicial ao desempenho escolar e às interações do sujeito, tratado por medicação e terapias. No Estudo B, as matérias enfatizam os conhecimentos científicos sobre diagnóstico, sintomas e tratamento, e sua vulgarização. As informações que circulam na imprensa parecem servir como ancoragem para o Grupo 02.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14094
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Clarissa Cristina Gonçalves Correia.pdf1,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons