Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14105

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRONSZTEIN, Karla Patriota
dc.contributor.authorLIMA, Anna Maria Salustiano de Andrade
dc.date.accessioned2015-05-28T16:54:31Z
dc.date.available2015-05-28T16:54:31Z
dc.date.issued2015-04-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14105
dc.description.abstractComo a religião e o exercício religioso, na contemporaneidade, são construídos e demarcados por novos diálogos, adaptações e estratégias de nichos, voltamos o nosso olhar, neste trabalho, para uma denominação religiosa específica: a Bola de Neve Church - BNC. Considerada uma das instituições modernas que operam no mercado religioso, com a Teologia da Prosperidade como arcabouço doutrinário e uma estrutura eclesiástica diferenciada e “atualizada”, o nosso objeto de investigação se constitui, claramente, como uma igreja de nicho que abraçou, de forma eficaz, objetivos para o alcance da juventude, e em especial dos atletas, como público prioritário para o seu proselitismo. Tendo essa realidade como pano de fundo, no empreendimento investigativo desta dissertação, estruturamos uma reflexão que discute a religião na sociedade de consumo elencando seus possíveis entrelaçamentos, enquanto apresentamos a Bola de Neve Church, sua estrutura, forma de governo e composição doutrinária e ministerial, principalmente a partir da sua atuação num importante espaço de mercado: a internet, pontuando igualmente a emergência e o estímulo à participação do ciber-fiel. Analisamos a fanpage oficial da Bola de Neve Church, com algumas breves referências às outras redes sociais de atuação da igreja e nos debruçamos sobre o site-portal como o espaço corporificado (mesmo que virtual) da ciber-igreja BNC, em busca de revelar a materialidade (mesmo que vivida em termos virtuais) das relações com o consumo, na atuação da Bola de Neve Church.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUFPEpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectSeitas cristãspt_BR
dc.subjectSites da Webpt_BR
dc.titleUma avalanche de consumo? A atuação da Bola de Neve Church nos espaços onlinept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ANNA SALUSTIANO.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons