Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14222
Compartilhe esta página
Título: | Engenharia reversa como ferramenta de suporte à especificação de jogos digitais de baixa e média complexidade. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Bruno Santana de |
Palavras-chave: | Desenho (Projetos); Jogos eletrônicos; Videogames – Projetos; Jogos para computador; Complexidade computacional |
Data do documento: | 27-Fev-2015 |
Abstract: | A presente tese trabalha a hipótese de que a Engenharia Reversa pode suprir a carência de ferramenta que ajude os designers a especificar os games - principalmente as variáveis que formam a mecânica de jogo. A pesquisa entende e considera jogos digitais um produto industrial e, quando abstraído em alto nível, segue os mesmos passos de projeto de outros produtos do design. Tendo isso em conta, a pesquisa desenvolvida usa como base o método Design Thinking Canvas (DTC) desenvolvido no GRDLab da UFPE como alicerce para trabalhar a hipótese. Constata-se que há uma carência de ferramentas que suportem a especificação dos jogos. A pesquisa propõe o uso da Engenharia Reversa através de um modelo de uso proposto, como meio de solucionar essa carência. Em seguida o modelo proposto é colocado em uso em um experimento empírico com duas avaliações: uma pelos alunos do curso de design que utilizaram o modelo - avaliando a utilidade do modelo; e, na segunda, professores e profissionais da área de games avaliam o impacto do uso do modelo na especificação das variáveis nos trabalhos dos alunos. Em ambas, os resultados demonstram um impacto positivo no uso da ferramenta, indicando que o uso da ER no processo de game design contribui para a melhoria qualitativa das especificações dos jogos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14222 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese bruno oliveira digital.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons