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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14991

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorCUNHA, Luiza Falcão Soares-
dc.date.accessioned2016-01-25T17:32:54Z-
dc.date.available2016-01-25T17:32:54Z-
dc.date.issued2014-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14991-
dc.description.abstractAs fontes de texto possuem em seu íntimo uma prerrogativa fundamental que caracteriza sua existência: tipografias dessa natureza devem possuir formas que facilitem a decodificação de seus caracteres por parte do leitor, para não atrapalharem sua legibilidade. Inovações radicais quanto aos seus desenhos podem gerar resistência por parte do leitor, prejudicando o processo de leitura. No entanto, para se destacar entre o grande e crescente número de fontes existente no mercado, os tipos devem variar suas formas, com o intuito de colaborarem para uma melhor experiência de leitura. Percebe-se que as fontes de texto possuem uma dualidade constitutiva: a capacidade de passarem despercebidas ao olhar do leitor, e ao mesmo tempo, apresentarem inovações formais capazes de auxiliar os requisitos técnicos e conceituais de uma mensagem predominantemente textual. Assim como as pesquisas relativas à sua usabilidade, as pesquisas sobre as possibilidades semântica da tipografia são essenciais para o entendimento completo de suas possibilidades comunicacionais. O presente estudo procura entender como os designers de tipos entendem e trabalham com a dimensão semântica das fontes de texto. É investigado, através de entrevistas semi-estruturadas, se os sujeitos responsáveis pelo desenho dos caracteres os encaram como portadores de significados, e como é trabalhada a dimensão semântica da tipografia ao longo do processo projetual de uma fonte de texto. A partir das informações obtidas nessa etapa são elaborados questionários a serem aplicados aos dois grupos de usuários das fontes – os especialistas e os não-especialistas –, com o intuito de estudar se eles percebem as diferenças formais entre os tipos e como atribuem conceitos subjetivos às fontes de texto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectProjeto Gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectFontes digitaispt_BR
dc.titleAs possibilidades semânticas das fontes de texto: um estudo a partir da prática projetual do designer de tipospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6167259554460488pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxText fonts have in their hearts a fundamental prerogative featuring its existence: such typefaces must have ways to facilitate the decoding of your characters by the reader, so it’s legibility is not affected. Radical innovations in their designs can generate resistance on the part of the reader, hindering the process of reading. However, to stand out among the large and growing number of existing typefaces in the market, the types should vary its forms, in order to generate a better reading experience. It is noticed that the text fonts have a constitutive duality: the ability to go unnoticed to the reader’s eye, and at the same time, submit formal innovations that help technical and conceptual requirements of a predominantly textual message. As well as research related to its usability, research on the semantic possibilities of typography are essential for the complete understanding of their communication possibilities. This study seeks to understand how type designers understand and work with the semantic dimension of text fonts. It is investigated through semi-structured interviews, if the subjects responsible for the design of the characters perceive them as carriers of meaning, and how the semantics possibilities of typography is crafted throughout the design process of a text typeface. From the information obtained of these interviews, there will be applied questionnaires to two groups of users of the text fonts - specialists and non-specialists - in order to study whether they realize the formal differences between the types and if they attribute subjective concepts to typefaces.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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