Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15173
Share on
Title: | O discurso lúdico: um estudo sobre a narrativa dos jogos |
Authors: | FALCÃO, Leonardo Henrique Lago |
Keywords: | Desenho (Projetos); Jogos eletrônicos; Vídeo games; Arte narrativa |
Issue Date: | 27-Feb-2015 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa investiga a narrativa nos jogos no contexto teórico do game design. Considerando que a narrativa pode ser melhor explorada nos atuais processos de design, esta pesquisa pretende: (1) estabelecer a narrativa não apenas como um recurso relevante mas como um aspecto da própria experiência do jogo; (2) avançar na discussão teórica conciliando elementos narratológicos e ludológicos (duas abordagens diversas quanto aos usos da linguagem); e (3) propor, por meio de analogias entre gêneros discursivos e elementos de linguagem, um conjunto de conceitos aplicável a uma análise das condições linguísticas do jogo, de modo tanto a auxiliar em processos criativos quanto a ser uma ferramenta crítica na avaliação de projetos. Para validar a proposta, fazemos a análise de dois jogos diametralmente opostos quanto às características de prefiguração narrativa: Prince of Persia – com um enredo mais similar a modelos narrativos anteriores – e Tetris – um exemplo não-figurativo com aspectos narrativos menos evidentes. O resultado da análise aponta para algumas sistematizações importantes não apenas a respeito da manifestação da narrativa nos jogos, mas também quanto a componentes da jogabilidade. Uma vez estabelecidas estas sistematizações, elencamos possíveis aplicações práticas – incluindo seu uso criativo – e desdobramentos da pesquisa em trabalhos futuros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15173 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LEO FALCÃO - Tese Completa (versão final).pdf | 24,06 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License