Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15368

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Anco Márcio Tenório-
dc.contributor.authorSILVA, Frederico José Machado da-
dc.date.accessioned2016-02-24T17:43:55Z-
dc.date.available2016-02-24T17:43:55Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15368-
dc.description.abstractTomando como certas as proposições de que Martins Pena foi um dos principais autores do teatro durante o século XIX no Brasil, a presente tese avalia a influência do teatro costumbrista martimpenista na obra teatral de um dos maiores autores do Romantismo brasileiro, José de Alencar, com o objetivo de reposicionar a história da literatura teatral brasileira no tocante às produções cômicas oitocentistas, instituindo uma relação entre o teatro de Alencar e suas demais produções ficcionais. Para tanto, fizemos uma retomada da definição de Realismo, apresentando considerações sobre o conceito e sua relação com uma visão de mundo antiburguesa, leituras dos textos críticos formadoras das ideias teatrais do século XIX e analisamos Os dois ou o inglês maquinista e O demônio familiar para mostrar a influência do teatro romântico sobre o que se costuma chamar de teatro realista. O resultado de nossas pesquisas mostrou que aquilo classificado como comédia realista brasileira é na realidade comédia romântica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectTeatro brasileiro (Comédia)pt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.titleO teatro romântico, o realismo teatral e o teatro de comédia realista no Brasil (1855-1865)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxIn the belief that Martins Pena was one of the most important theatrical Brazilian authors of the 19th century, this text purposes that he influenced the major author of the Brazilian romanticism, José de Alencar. It focuses in discuss the history of Brazilian theater in its matter of comedy plays of the 19th century. To accomplish that, we made a study the concept of ‘Realism’ and its relation with an anti-bourgeois worldview. After that, we read some critic texts of the 19th century whose influenced the theatrical thoughts of the 19th century and made an analysis of ‘Os dois ou o inglês maquinista’, by Martins Pena, and ‘O demônio familiar’, by José de Alencar, to show that the romantic worldview is similar to that we call Realistic Theatre. Our research showed that the term Brazilian realistic play of comedy is – as a matter of fact –, a romantic play of comedy.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Frederico José Machado da Silva.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons