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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15473
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Título: | Bruno de Menezes: os tambores continuam rufando! |
Autor(es): | FERREIRA, Paulo Jorge de Morais Ferreira |
Palavras-chave: | Literatura.; Crítica; Negritude (Movimento literário).; Escritores brasileiros; Cultura afro-brasileira. |
Data do documento: | 19-Jan-2016 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Abstract: | Partindo do contexto histórico mundial referente ao período fin-de-siècle -- época em que veio ao mundo Bruno de Menezes (1897) --, e servindo-nos de leitmotiv para uma síntese da História do Pará (do século XVI até as duas primeiras décadas do século XX), a partir dos marcos relevantes que foram o ciclo da borracha e a administração do senador Antônio Lemos, na cidade de Belém do Pará, objetivamos desvelar compreensivamente o desencadeamento de tal processo; na segunda parte deste trabalho, buscamos, partindo dos recursos oferecidos pela Teoria da Literatura, analisar a expressão lírica de Bruno de Menezes tendo como suporte da análise as obras: Bailado Lunar (1924) e Batuque, cujos poemas vêm ao lume, primeiramente, numa edição de Poesia (1931). Buscamos entender, sobretudo, o que condicionou o Poeta a trasladar-se do centro burguês de uma Belém caracterizada pelo modelo Parisiense citadino de estética e modus vivendi, para uma dimensão de urbe marginal e periférica, de expressão de cor genuinamente popular. Na última parte, utilizamo-nos de referenciais do campo da Sociologia e da Antropologia, buscando explicitar questões identitárias especificas das comunidades negras, em torno dos processos de colonização/descolonização e resistência da África histórica e das comunidades do Baixo Amazonas, no Pará. Para esse desenvolvimento utilizamos dois poemas de Bruno de Menezes: Canto do morto Lumumba (1961) e Poema à África negra (1959). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15473 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
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