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Título : Autoconsciência, Empatia e Comportamento Prossocial na infância
Autor : PIRES, Michelle França Dourado Neto
Palabras clave : Psicologia cognitiva.; Autoconsciência; Comportamento social; Empatia; Self-awareness; Prosocial behavior; Empathy; Development
Fecha de publicación : 20-feb-2015
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Resumen : O desenvolvimento da autoconsciência é considerado como um grande marco no desenvolvimento humano, pois permite que o indivíduo consiga se diferenciar das outras pessoas. Esse senso de diferenciação do self é supostamente apontado como estando entrelaçado ao desenvolvimento da empatia. Além disso, no estado autoconsciente o sujeito é capaz de acessar mais facilmente os padrões de correção que regulamentam a vida em sociedade. Desse modo, o presente estudo possuiu como objetivo principal verificar as possíveis relações entre Autoconsciência, Comportamento Pró-social e Empatia durante a infância, além de verificar como o sexo e a idade afetam cada uma dessas variáveis. Participaram desta pesquisa 70 crianças, entre 5 e 10 anos, estudantes de duas escolas particulares na cidade de Petrolina-PE. Para alcançar os objetivos da presente pesquisa, foram utilizados três instrumentos, os quais foram: uma tarefa com o uso de espelhos para medir Autoconsciência, o jogo ditatorial para mensurar Comportamento pró-social, e duas historinhas com o uso de figuras para medir empatia. Os dados provenientes desse estudo, por sua vez, foram analisados através de análises não-paramétricas, bem como de análises escalonares multidimensionais. Os resultados de modo geral, demonstraram que o sexo não exerce influência em relação ao comportamento pró-social e empatia. Por outro lado, foi encontrado que quanto maior a idade maior o nível de empatia, de autoconsciência e maior a emissão de comportamento pró-social. Por fim, foi verificada uma correlação positiva entre empatia e autoconsciência, indicando que a medida que a autoconsciência aumenta ocorre também um crescimento na empatia. Esses resultados são discutidos frente às teorias de Duval e Wicklund, Eisenberg, e Hoffman e à revisão de literatura pertinente a cada um desses constructos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15522
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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