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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17438
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Título : | A MPB em mudança: cartografando a controvérsia da nova MPB |
Autor : | ALMEIDA, Laís Barros Falcão de |
Palabras clave : | Teoria do Ator-Rede. Gêneros Musicais. MPB. Controvérsias. Nova MPB.; Actor-Network Theory; Musical Genres; MPB; Controversies; New MPB |
Fecha de publicación : | 25-feb-2016 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A Nova MPB surgiu como termo controverso na crítica musical brasileira no início do século XXI para se referir a atores que se apresentaram no contexto de reconfiguração da indústria da música, desencadeado pelas plataformas digitais e o download de músicas pela internet, levantando questionamentos sobre a Música Popular Brasileira (MPB). O objetivo deste estudo foi cartografar a controvérsia da Nova MPB descrevendo e analisando sua rede sociotécnica para indicar as rearticulações que a controvérsia da Nova MPB negocia com a MPB. Trata-se de um estudo teórico e metodológico sobre a MPB, segundo os pressupostos teóricos e os conceitos da Teoria do Ator Rede (TAR), suas articulações possíveis com os estudos de comunicação e música, especificamente com os gêneros musicais, pensados a partir da TAR como constituídos de controvérsias, sendo a Nova MPB uma controvérsia contemporânea da MPB. Seguindo essa perspectiva, foi aplicada a Cartografia das Controvérsias (CC) como metodologia para rastrear e mapear a Nova MPB, identificando os seus atores e analisando suas ações, declarações e opiniões disponibilizadas nas redes digitais online, descrevendo seu surgimento e a abertura de caixas pretas sobre a MPB no que diz respeito ao critério de rotulação de artistas, busca por aprovação de nomes consagrados, o popular, autonomia comercial e artística, a qualidade musical, a aceitação e negação de rótulos e a questão do novo na MPB. A partir da descrição da controvérsia, foi elaborado um relato crítico sobre a Nova MPB, descrevendo e analisando suas possíveis estabilizações enquanto rede sociotécnica, dando o destaque necessário aos principais atores não-humanos da Nova MPB e as mudanças na MPB com a incorporação da mediação técnica da internet no modo de operação independente na Nova MPB e de produções artísticas que trazem entre suas possibilidades estéticas atravessamentos do indie rock e da música pop, além da noção de canção expandida. Por fim, a TAR indicou os rumos possíveis de pesquisa para os estudos da MPB na contemporaneidade e como as controvérsias são as principais mobilizadoras nos processos de renovação e transformação de gêneros musicais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17438 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
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