Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17723

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de um método para avaliação do rendimento de leitura com crianças brasileiras envolvendo legibilidade, leiturabilidade e fundamentos da lectoescrita- Método Lêcom
Autor(es): LOURENÇO, Daniel Alvares
Palavras-chave: Legibilidade para crianças; Leiturabilidade para crianças; Lectoescrita; Método avaliativo de leitura; Legibility for children; Printed and digital textbooks; Evaluation methods for child legibility
Data do documento: 4-Fev-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta tese apresenta como objetivo principal criar um método avaliativo envolvendo legibilidade e leiturabilidade dos textos, mais especificamente com crianças do segundo ano do primeiro ciclo do ensino fundamental do estado da Paraíba (Brasil) relacionando com os fundamentos da lectoescrita. Para isso, no estado da arte foram abordados e discutidos assuntos essenciais para se entender as relações entre os aspectos citados, tais como: a leitura e suas relações com o ensino; a tipografia voltada para as crianças e como seu uso pode auxiliar no rendimento da leitura e; por fim, os métodos e técnicas existentes voltados para mensurar legibilidade e leiturabilidade. Em relação aos critérios metodológicos, investigou-se nas escolas públicas de ensino fundamental das cidades de João Pessoa e Cabedelo, a partir de visitas exploratórias e questionários respondidos pelos professores, como ocorre a relação entre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita para se definir as etapas referentes à metodologia criada nessa pesquisa. Para finalizar, foi realizado um delineamento experimental com abordagem qualitativa com dezenove crianças entre seis e oito anos na Escola Lions Tambaú, em que foi aplicado o novo método. Os resultados foram considerados consistentes e satisfatórios. Além disso, foram realizadas algumas inferências e possíveis adequações do Método Lêcom para crianças de outra faixa etária. Por fim, foi percebido que o método criado abrange um âmbito maior na ciência, e que seria mais pertinente denominá-lo de Modelo Lêcom.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17723
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DE LEITURA _MÉTODO LÊCOM_p.pdf8,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons