Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17741
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NÓBREGA, Maria Bernardete Da | - |
dc.contributor.author | NÓBREGA, Maria Bernardete Da | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T18:35:15Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T18:35:15Z | - |
dc.date.issued | 2004-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17741 | - |
dc.description.abstract | Este estudo em séries – Série de Estudos I, II, III – constitui-se na leitura da obra Tempo Espanhol, de Murilo Mendes, 1959, a fim de se averiguar a densidade dialógica do discurso poético através da intersemiose poesia/pintura. Nesse percurso, delimitamos a Série Pictórica como corpus da pesquisa para apreender o ato performativo do poeta em especular para além da palavra e da imagem na trajetória: do pretexto plástico à verdade plástica, em Tempo Espanhol. A Intersemiose Poesia/Pintura: Murilo Mendes, Os Pintores Antigos da Catalunha (os pintores anônimos), El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris e Joan Miró. As Lições de Espanha. A galeria poética que compõe a Série Pictórica expõe como se instaura o processo dialético/dialógico na densidade intersemiótica poesia-pintura e /ou a transtextualidade do discurso estético. A exposição da arte na dialética da criação poética: poesia/pintura. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Poepicturalidades. Exercícios. Esboços. Estudos | pt_BR |
dc.subject | Poepicturalidad. Ejercicios, Esbozos. Estudios | pt_BR |
dc.title | Murilo Mendes: do pretexto plástico à verdade plástica – A intersemiose poesia/pintura, em Tempo Espanhol. Murilo Mendes, Os Pintores Antigos da Catalunha (Os Pintores Anônimos), El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris e Joan Miró. As Lições de Espanha | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este estudio em series – Serie de Estudios I, II, III – Analiza el discurso poético en la obra Tiempo Español, de Murilo Mendes, 1959, con el objetivo de conocer la densidad dialógica del discurso poético que se realiza em la intersemiosis poesia / pintura, en ese recorrido, delimitamos la Serie Pictórica como cuerpo de la investigación para comprender el acto “performativo” del Poeta en especular además de la palabra, de la imagen en la trayectória: del pretexto plástico a la verdad plástica, en Tiempo Español. A la intersemiosis Poesia / Pintura: Murilo Mendes, los Pintores Antiguos de Cataluña, (los pintores anônimos) El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris, João Miró. Las lecciones de España de la Galeria Poética que compone la série pictórica muestra como se establece el proceso dialéctico / dialógico de la densidad intersemiótica Poesia / Pintura y/o la transtextualidad del discurso estético. La exposición del arte en la dialéctica de la creación poética: Poesia / Pintura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_MariaBernadete_BC.pdf | 5,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons