Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17741

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNÓBREGA, Maria Bernardete Da-
dc.contributor.authorNÓBREGA, Maria Bernardete Da-
dc.date.accessioned2016-08-24T18:35:15Z-
dc.date.available2016-08-24T18:35:15Z-
dc.date.issued2004-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17741-
dc.description.abstractEste estudo em séries – Série de Estudos I, II, III – constitui-se na leitura da obra Tempo Espanhol, de Murilo Mendes, 1959, a fim de se averiguar a densidade dialógica do discurso poético através da intersemiose poesia/pintura. Nesse percurso, delimitamos a Série Pictórica como corpus da pesquisa para apreender o ato performativo do poeta em especular para além da palavra e da imagem na trajetória: do pretexto plástico à verdade plástica, em Tempo Espanhol. A Intersemiose Poesia/Pintura: Murilo Mendes, Os Pintores Antigos da Catalunha (os pintores anônimos), El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris e Joan Miró. As Lições de Espanha. A galeria poética que compõe a Série Pictórica expõe como se instaura o processo dialético/dialógico na densidade intersemiótica poesia-pintura e /ou a transtextualidade do discurso estético. A exposição da arte na dialética da criação poética: poesia/pintura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoepicturalidades. Exercícios. Esboços. Estudospt_BR
dc.subjectPoepicturalidad. Ejercicios, Esbozos. Estudiospt_BR
dc.titleMurilo Mendes: do pretexto plástico à verdade plástica – A intersemiose poesia/pintura, em Tempo Espanhol. Murilo Mendes, Os Pintores Antigos da Catalunha (Os Pintores Anônimos), El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris e Joan Miró. As Lições de Espanhapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxEste estudio em series – Serie de Estudios I, II, III – Analiza el discurso poético en la obra Tiempo Español, de Murilo Mendes, 1959, con el objetivo de conocer la densidad dialógica del discurso poético que se realiza em la intersemiosis poesia / pintura, en ese recorrido, delimitamos la Serie Pictórica como cuerpo de la investigación para comprender el acto “performativo” del Poeta en especular además de la palabra, de la imagen en la trayectória: del pretexto plástico a la verdad plástica, en Tiempo Español. A la intersemiosis Poesia / Pintura: Murilo Mendes, los Pintores Antiguos de Cataluña, (los pintores anônimos) El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris, João Miró. Las lecciones de España de la Galeria Poética que compone la série pictórica muestra como se establece el proceso dialéctico / dialógico de la densidad intersemiótica Poesia / Pintura y/o la transtextualidad del discurso estético. La exposición del arte en la dialéctica de la creación poética: Poesia / Pinturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_MariaBernadete_BC.pdf5,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons