Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17741
Comparte esta pagina
Título : | Murilo Mendes: do pretexto plástico à verdade plástica – A intersemiose poesia/pintura, em Tempo Espanhol. Murilo Mendes, Os Pintores Antigos da Catalunha (Os Pintores Anônimos), El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris e Joan Miró. As Lições de Espanha |
Autor : | NÓBREGA, Maria Bernardete Da |
Palabras clave : | Poepicturalidades. Exercícios. Esboços. Estudos; Poepicturalidad. Ejercicios, Esbozos. Estudios |
Fecha de publicación : | 21-dic-2004 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Este estudo em séries – Série de Estudos I, II, III – constitui-se na leitura da obra Tempo Espanhol, de Murilo Mendes, 1959, a fim de se averiguar a densidade dialógica do discurso poético através da intersemiose poesia/pintura. Nesse percurso, delimitamos a Série Pictórica como corpus da pesquisa para apreender o ato performativo do poeta em especular para além da palavra e da imagem na trajetória: do pretexto plástico à verdade plástica, em Tempo Espanhol. A Intersemiose Poesia/Pintura: Murilo Mendes, Os Pintores Antigos da Catalunha (os pintores anônimos), El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris e Joan Miró. As Lições de Espanha. A galeria poética que compõe a Série Pictórica expõe como se instaura o processo dialético/dialógico na densidade intersemiótica poesia-pintura e /ou a transtextualidade do discurso estético. A exposição da arte na dialética da criação poética: poesia/pintura. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17741 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_MariaBernadete_BC.pdf | 5,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons