Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17843

Compartilhe esta página

Título: Cultura independente: conceitos e práticas dos jogos digitais indies
Autor(es): ALVES, Cecilia da Fonte
Palavras-chave: Independente. Indie. Jogos Digitais. Cultura; Independent. Indie. Digital Games. Culture
Data do documento: 26-Jan-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nos últimos anos o setor independente de jogos digitais cresceu exponencialmente, recebendo reconhecimento do público, da imprensa e do mercado. Entretanto, a conceituação de games independentes é apresentada na literatura através de um complexo emaranhado de definições que divergem entre si. Esta pesquisa pretende então compreender qual o sentido de independência no contexto de atividades culturais e como ele se traduz no campo de jogos. Para tal, primeiramente será realizado um estudo da cultura independente mais ampla que buscará perceber como se dá sua conceituação, como ela se transforma com o passar dos anos e quais as ideias e práticas que perpetua. Nesse momento, serão observados importantes cenários alternativos (contracultura da déc. de 60 e Punk) assim como a produção de zines, publicações que alimentam as comunidades indies. Esse estudo inicial - que tem o intuito de encontrar as características comuns às manifestações independentes - servirá como base para a análise posterior da produção independente de jogos que tem o objetivo de verificar como os desenvolvedores praticam a independência. A pesquisa indica que o universo de jogos descrito como indie é bastante amplo e heterogêneo, mas que nele, é possível encontrar game designers que compartilham de muitos dos ideais e comportamentos propagados pela cultura independente ao longo do tempo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17843
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_CeciliaFonte-BC.pdf8,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons