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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17861

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Título: Avaliação do impacto da lei seca sobre a mortalidade por acidente de trânsito automotivo na Região Metropolitana do Recife/PE
Autor(es): SANTOS, Poliana Duarte de Andrade
Palavras-chave: Acidentes de Trânsito; Lei Seca; Método Controle Sintético; Traffic Accidents; Dry Law; Synthetic Control Method
Data do documento: 31-Mar-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Os acidentes de trânsito tem se apresentado como um sério problema de saúde no mundo, ocasionando prejuízos físicos, emocionais e econômicos. Esses tipos de acidentes são diretamente influenciados por ações individuais dos motoristas e de outros usuários. Leis ou medidas que afetem os incentivos individuais na forma de se comportarem no trânsito podem levar a mudanças nas taxas de mortalidade, entre elas as que restringem a associação, consumo de bebidas alcoólicas e direção, como a Lei Seca implantada no Brasil no ano de 2008. Desta forma, o objetivo desta dissertação é avaliar o impacto da Lei Seca sobre a mortalidade por acidente de trânsito automotivo na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco. Para tanto, a partir do método do Controle Sintético de dados de mortalidade obtidos no DATASUS estimou-se um efeito positivo da referida lei na RMR, resultando em uma redução da taxa de mortalidade por acidentes de trânsito automotivo em média de um ponto, equivalente a 45%, entre os anos de 2008 a 2013. Ou seja, a Lei Seca apresentou como uma medida eficiente na prevenção de mortes no trânsito decorrentes de acidentes automobilísticos na região em estudo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17861
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

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