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Título : Conhecimento tático declarativo de atletas de voleibol: um estudo de revisão
Autor : SILVA, Jayne Nascimento da
Palabras clave : Voleibol; Estratégias; Educação Física e Treinamento
Fecha de publicación : 20-feb-2015
Citación : SILVA, J. N.
Resumen : Assim como nas diversas modalidades esportivas, no voleibol o atleta se depara com situações que exigem respostas inteligentes e rápidas, tornando o conhecimento tático de fundamental importância nesse esporte. Do conhecimento tático distinguem-se dois tipos de conhecimento, o conhecimento tático declarativo (CTD) e o conhecimento tático processual (CTP). Portanto, para um bom desempenho tático do atleta o ensino-aprendizagem-treinamento da criatividade tática é indispensável. O objetivo do trabalho foi analisar estudos que apresentaram como ponto principal o Conhecimento Tático Declarativo no voleibol e dentro desses parâmetros identificar se o nível de CTD está relacionado ao processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento (E-A-T) do voleibol. Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos, através da base de dados do Google Acadêmico, Scielo e periódicos Capes, publicados no período de 2000 a 2014. Foram utilizados artigos originais e de revisão da língua portuguesa. Nos estudos encontrados o nível de Conhecimento Tático Declarativo no voleibol está intimamente ligado ao processo de ensino aprendizagem e treinamento desenvolvido nas categorias de base e do tempo de prática do atleta.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18144
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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