Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18144
Comparte esta pagina
Título : | Conhecimento tático declarativo de atletas de voleibol: um estudo de revisão |
Autor : | SILVA, Jayne Nascimento da |
Palabras clave : | Voleibol; Estratégias; Educação Física e Treinamento |
Fecha de publicación : | 20-feb-2015 |
Citación : | SILVA, J. N. |
Resumen : | Assim como nas diversas modalidades esportivas, no voleibol o atleta se depara com situações que exigem respostas inteligentes e rápidas, tornando o conhecimento tático de fundamental importância nesse esporte. Do conhecimento tático distinguem-se dois tipos de conhecimento, o conhecimento tático declarativo (CTD) e o conhecimento tático processual (CTP). Portanto, para um bom desempenho tático do atleta o ensino-aprendizagem-treinamento da criatividade tática é indispensável. O objetivo do trabalho foi analisar estudos que apresentaram como ponto principal o Conhecimento Tático Declarativo no voleibol e dentro desses parâmetros identificar se o nível de CTD está relacionado ao processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento (E-A-T) do voleibol. Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos, através da base de dados do Google Acadêmico, Scielo e periódicos Capes, publicados no período de 2000 a 2014. Foram utilizados artigos originais e de revisão da língua portuguesa. Nos estudos encontrados o nível de Conhecimento Tático Declarativo no voleibol está intimamente ligado ao processo de ensino aprendizagem e treinamento desenvolvido nas categorias de base e do tempo de prática do atleta. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18144 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jayne Nascimento da.pdf | 437,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.