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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18144

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Título: Conhecimento tático declarativo de atletas de voleibol: um estudo de revisão
Autor(es): SILVA, Jayne Nascimento da
Palavras-chave: Voleibol; Estratégias; Educação Física e Treinamento
Data do documento: 20-Fev-2015
Citação: SILVA, J. N.
Abstract: Assim como nas diversas modalidades esportivas, no voleibol o atleta se depara com situações que exigem respostas inteligentes e rápidas, tornando o conhecimento tático de fundamental importância nesse esporte. Do conhecimento tático distinguem-se dois tipos de conhecimento, o conhecimento tático declarativo (CTD) e o conhecimento tático processual (CTP). Portanto, para um bom desempenho tático do atleta o ensino-aprendizagem-treinamento da criatividade tática é indispensável. O objetivo do trabalho foi analisar estudos que apresentaram como ponto principal o Conhecimento Tático Declarativo no voleibol e dentro desses parâmetros identificar se o nível de CTD está relacionado ao processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento (E-A-T) do voleibol. Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos, através da base de dados do Google Acadêmico, Scielo e periódicos Capes, publicados no período de 2000 a 2014. Foram utilizados artigos originais e de revisão da língua portuguesa. Nos estudos encontrados o nível de Conhecimento Tático Declarativo no voleibol está intimamente ligado ao processo de ensino aprendizagem e treinamento desenvolvido nas categorias de base e do tempo de prática do atleta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18144
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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