Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18470

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Ney Brito-
dc.contributor.authorARAÚJO, Rodrigo Barbosa de-
dc.date.accessioned2017-04-04T12:22:08Z-
dc.date.available2017-04-04T12:22:08Z-
dc.date.issued2015-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18470-
dc.description.abstractA biomimética visa o estudo das estratégias da natureza, tendo-a como princípio e inspiração para solução de problemas de design e outras áreas. Esta pesquisa é uma abordagem alternativa para processos de geração de soluções no design de estruturas de pranchas de surf. Atualmente os materiais e processos produtivos destes artefatos ainda estão distantes dos aspectos ecológicos e de um ciclo de vida de produto sustentável. Existem algumas alternativas, onde as pranchas são fabricadas com materiais orgânicos, como por exemplo, o Agave, porém ainda com processos ultrapassados, contrários às estratégias da natureza, que atuam num optimum de economia de matéria e energia, dentro de um ciclo de vida sustentável bem definido. Com base na metodologia DesignLens (Biomimicry Institute 3.8), os ensinamentos da natureza aliados à tecnologia representam potencial de inovação em design e sustentabilidade. Quando processos de design paramétrico foram incorporados à fabricação digital, se permitiu atingir um nível de materialização muito próximo das estratégias da natureza. Verificou-se que a aplicação de tecnologias digitais tem grande relevância para o futuro das áreas de projeto, principalmente quando alinhadas aos princípios de sistemas biológicos. Esta pesquisa obteve parte da validação através da impressão 3D de uma secção de uma prancha de surf como exemplo de aplicação, dentre muitas alternativas para as estratégias do Agave em estruturas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiomiméticapt_BR
dc.subjectAgavept_BR
dc.subjectPrancha de Surfpt_BR
dc.subjectFabricação Digitalpt_BR
dc.subjectBiomimicrypt_BR
dc.subjectAgavept_BR
dc.subjectSurfboardpt_BR
dc.subjectDigital Fabricationpt_BR
dc.titleBiomimética e artefatos para ambientes aquáticos: estratégias de leveza e resistência inspiradas na estrutura celular do agavept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.description.abstractxBiomimetics aims study of the strategies of nature, having it as a principle and inspiration for design and troubleshooting other áreas. This research is an alternative approach to the processes of generation of solutions in the surfboards design. Currently the materials and production processes of these artifacts are still distant from ecological aspects and a sustainable product life cycle. There are some alternatives, where the boards are made with organic materials, as for example, Agave, but with outdated processes, contrary to nature, strategies that work in an optimum of economy of matter and energy, within a sustainable life cycle. Based on the DesignLens methodology (Biomimicry Institute 3.8), the teachings of nature coupled with technology represent potential for innovation in design and sustainability. When parametric design processes have been incorporated into the digital fabrication, if allowed to reach a level of materialization very close of the strategies of nature. The application of digital technologies has great relevance to the future of the project areas, especially when aligned to the principles of biological systems. This research obtained part of the validation through the 3D printing of a section of a surfboard as an example of application, among many alternatives for the strategies of Agave in structures.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons