Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18540
Comparte esta pagina
Título : | Crianças brincantes: sentido de continuidade das quadrilhas juninas (Região Metropolitana do Recife) |
Autor : | NASCIMENTO, Leilane Pinto do |
Palabras clave : | Infância. Cultura Popular. Quadrilha Junina. Continuidade; Childhood.Popular Culture. June Country Dance. Continuity |
Fecha de publicación : | 30-ago-2013 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuc |
Resumen : | Esta pesquisa discorre sobre as experiências de crianças nas quadrilhas juninas da Região Metropolitana do Recife e tem por objetivo compreender a conformação e os sentidos de continuidade expressos pelo grupo a partir da atuação das crianças brincantes. Baseia-se em trabalho de campo, especialmente na interlocução com crianças e, como um desdobramento, em entrevistas com adultos que começaram a dançar quadrilha na infância. A abordagem parte da caracterização dos festejos juninos e do movimento quadrilheiro da RMR, contexto em que as crianças quadrilheiras estão inseridas; apresenta as especificidades das quadrilhas infantis, evidenciando as relações de sociabilidade e autoridade; e, por fim, analisa trajetórias e relações de pertencimento de quadrilheiros/as crescidos/as em suas várias formas de continuar. Os resultados indicam, por um lado, que a experiência do dançar quadrilha na infância fortalece os sentidos de continuidade da brincadeira e, por outro, sinaliza para perspectivas de futuro mais amplas, distintas daqueles/as que não se inseriram ou continuaram no movimento. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18540 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação PDF para biblioteca central out_2016.pdf | 4,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons