Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18540

Comparte esta pagina

Título : Crianças brincantes: sentido de continuidade das quadrilhas juninas (Região Metropolitana do Recife)
Autor : NASCIMENTO, Leilane Pinto do
Palabras clave : Infância. Cultura Popular. Quadrilha Junina. Continuidade; Childhood.Popular Culture. June Country Dance. Continuity
Fecha de publicación : 30-ago-2013
Editorial : Universidade Federal de Pernambuc
Resumen : Esta pesquisa discorre sobre as experiências de crianças nas quadrilhas juninas da Região Metropolitana do Recife e tem por objetivo compreender a conformação e os sentidos de continuidade expressos pelo grupo a partir da atuação das crianças brincantes. Baseia-se em trabalho de campo, especialmente na interlocução com crianças e, como um desdobramento, em entrevistas com adultos que começaram a dançar quadrilha na infância. A abordagem parte da caracterização dos festejos juninos e do movimento quadrilheiro da RMR, contexto em que as crianças quadrilheiras estão inseridas; apresenta as especificidades das quadrilhas infantis, evidenciando as relações de sociabilidade e autoridade; e, por fim, analisa trajetórias e relações de pertencimento de quadrilheiros/as crescidos/as em suas várias formas de continuar. Os resultados indicam, por um lado, que a experiência do dançar quadrilha na infância fortalece os sentidos de continuidade da brincadeira e, por outro, sinaliza para perspectivas de futuro mais amplas, distintas daqueles/as que não se inseriram ou continuaram no movimento.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18540
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertação PDF para biblioteca central out_2016.pdf4,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons