Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18601

Compartilhe esta página

Título: Sistemas colaborativos e a estruturação do processo de geração de ideias em grupo: um dueto com potencial de sucesso
Autor(es): ALBUQUERQUE, Catarina Rosa e Silva de
Palavras-chave: Colaboração. Modelo 3C de colaboração. Geração de ideias em grupo. Sistemas colaborativos. Teoria da atividade.; Collaboration. 3C collaboration model. Group Idea Generation. Collaborative Systems. Structuration Theory. Activity Theory.
Data do documento: 21-Set-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Há muito se estuda o uso de tecnologia da informação em apoio a diversas atividades nas organizações. Um eixo desses estudos convergiu, a partir da década de 1990, para o estudo de sistemas que suportassem o trabalho em grupo, inicialmente colocalizados e, mais recentemente, dispersos. Tais sistemas, nominados sistemas colaborativos, adquiriram maior robustez ao serem beneficiados com as funcionalidades mais sociais da web 2.0, permitindo a interação simultânea e à distância, ampliando as possibilidades de abordagens e arranjos de suas funções. Em outro ângulo, a tarefa de gerar ideias em grupo é algo que acontece no cotidiano desses coletivos e é essencial aumentar o desempenho das organizações perante o cenário dinâmico e competitivo do mercado. Nesta perspectiva, vislumbrou-se acoplar um sistema colaborativo a uma tarefa de geração de ideias expectando que tal dueto poderia facultar um melhor resultado naquela tarefa. Assim, a pesquisa objetivou apurar qual o efeito que a adoção de um sistema colaborativo provocaria na estruturação da tarefa de geração de ideias em grupos virtuais. Para embasar essa discussão, utilizaram-se as lentes de teorias estruturacionais e da atividade, além do modelo 3C de colaboração. Em seguida, para operacionalizar a pesquisa, realizou-se um quase-experimento, no qual funcionários de uma empresa do segmento farmacêutico foram instados a gerar ideias mediados por um sistema colaborativo especificado para a pesquisa, tendo sido aqueles observados sob parâmetros da quantidade e qualidade das ideias geradas e da satisfação com o processo e com o resultado. Os aspectos apurados confirmaram as expectativas iniciais, indicando que há potencial de sucesso, mas, por outro lado, fazem ver que os processos e rotinas bem definidos, a facilitação das atividades pelo sistema e os elementos constantes em encontros presenciais são componentes relevantes em tarefas grupais apoiadas pela TI, especialmente as de geração de ideias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18601
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeseCatarina_Final.pdf8,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons