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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18681

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorZIMMERMANN, Anelise-
dc.date.accessioned2017-04-27T19:34:27Z-
dc.date.available2017-04-27T19:34:27Z-
dc.date.issued2016-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18681-
dc.description.abstractEsta pesquisa parte de questionamentos de sala de aula referentes às aplicações práticas do desenho nas atividades projetivas e, consequentemente, à importância de seu ensino em um curso de Design Gráfico. Essas questões levaram ao objetivo geral deste estudo, de elaboração de uma proposta de ensino de desenho na formação em design gráfico a partir do processo projetual e de uma abordagem interdisciplinar. Para tanto, foi definida a investigação de pesquisas contemporâneas em desenho referentes a definições, funções, taxonomias, pedagogias e práticas que abarcam a participação do desenho no percurso criativo, somadas a um estudo exploratório de ensino do desenho no curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco. Essa investigação forneceu as bases teóricas e subsídios para o estudo e análise comparativa entre dois contextos de ensino do desenho: a Universidade do Estado de Santa Catarina, no Brasil, e a University of the Arts London, no Reino Unido. Para tanto, optou-se por métodos de pesquisa que permitissem a investigação teórica e prática do tema, incluindo situações de docência e observação discente. Desse modo, esta pesquisa foi definida como de natureza qualitativa, do tipo exploratório, com abordagem indutiva, incluindo o estudo de campo e o método comparativo. Para a coleta dos dados foram utilizados instrumentos variados, como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, a observação, entrevistas e diário de campo. As informações foram analisadas por meio do método da análise de conteúdo, com a categorização dos dados a partir do Modelo Sistêmico da Atividade (ENGESTRÖM, 1987) e do Modelo de Aprendizagem Expansiva (ENGESTRÖM, 1999). Essa análise forneceu as bases para a elaboração de uma proposta de ensino de desenho na formação em design gráfico, a qual é direcionada às variadas funções do desenho em design, estabelecendo relações entre disciplinas e o meio profissional na área. Por fim, as reflexões geradas indicaram a possibilidade de expansão das pesquisas em desenho aplicadas ao ensino do design gráfico no Brasil, bem como a importância dos estudos interdisciplinares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenho. design gráfico. interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDrawing. graphic design. cross-disciplinaritypt_BR
dc.titleO ensino do desenho na formação em design gráfico: uma abordagem projetual e interdisciplinarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8548816949021546pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research involves issues raised while teaching drawing at a Bachelor Graphic Design Course, regarding its roles at the design activities and, therefore, its importance at the design education. Theses issues led to the aim of this study, the elaboration of the basis for a proposal of drawing foundation for Graphic Design courses in Brazil, considering the design process and a cross-disciplinary approach. Firstly, to achieve this goal, contemporary studies concerning drawing education were reviewed. They included definitions, roles, taxonomies, pedagogies and practices that comprise drawing as part of the creative process. The literature review was carried in parallel to an exploratory study at the Design Course of the Federal University of Pernambuco. This investigation provided theoretical and practical foundations for a comparative study between two drawing teaching contexts: the University of State of Santa Catarina, in Brazil, and the University of the Arts London, in the United Kingdom. Therefore, the research methods had the criteria of allowing a theoretical and practical study on the subject, including analysis of teaching experiences and observation of classes. Thus, this study has a qualitative, exploratory and inductive approach, wit a study field and a comparative study. The collection of data combined diverse instruments, such as bibliographical and documentary research, observation, interviews, and field diary. The analysis of the information was performed through the method of content analysis, with the categorization of data by the Activity System Model (ENGESTRÖM, 1987) and the Expansive Learning Model (ENGESTRÖM, 1999). This analysis established the basis for the development of the proposal of a drawing foundation, which considers the diverse roles of drawing through the design process and builds relationships between disciplines and professional fields. Finally, all these aspects indicated the possibility of the expansion of the research into drawing related to Bachelor Graphic Design Courses in Brazil, likewise the importance of the cross-disciplinary studies in this field.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

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