Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18681

Compartilhe esta página

Título: O ensino do desenho na formação em design gráfico: uma abordagem projetual e interdisciplinar
Autor(es): ZIMMERMANN, Anelise
Palavras-chave: Desenho. design gráfico. interdisciplinaridade; Drawing. graphic design. cross-disciplinarity
Data do documento: 6-Jul-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa parte de questionamentos de sala de aula referentes às aplicações práticas do desenho nas atividades projetivas e, consequentemente, à importância de seu ensino em um curso de Design Gráfico. Essas questões levaram ao objetivo geral deste estudo, de elaboração de uma proposta de ensino de desenho na formação em design gráfico a partir do processo projetual e de uma abordagem interdisciplinar. Para tanto, foi definida a investigação de pesquisas contemporâneas em desenho referentes a definições, funções, taxonomias, pedagogias e práticas que abarcam a participação do desenho no percurso criativo, somadas a um estudo exploratório de ensino do desenho no curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco. Essa investigação forneceu as bases teóricas e subsídios para o estudo e análise comparativa entre dois contextos de ensino do desenho: a Universidade do Estado de Santa Catarina, no Brasil, e a University of the Arts London, no Reino Unido. Para tanto, optou-se por métodos de pesquisa que permitissem a investigação teórica e prática do tema, incluindo situações de docência e observação discente. Desse modo, esta pesquisa foi definida como de natureza qualitativa, do tipo exploratório, com abordagem indutiva, incluindo o estudo de campo e o método comparativo. Para a coleta dos dados foram utilizados instrumentos variados, como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, a observação, entrevistas e diário de campo. As informações foram analisadas por meio do método da análise de conteúdo, com a categorização dos dados a partir do Modelo Sistêmico da Atividade (ENGESTRÖM, 1987) e do Modelo de Aprendizagem Expansiva (ENGESTRÖM, 1999). Essa análise forneceu as bases para a elaboração de uma proposta de ensino de desenho na formação em design gráfico, a qual é direcionada às variadas funções do desenho em design, estabelecendo relações entre disciplinas e o meio profissional na área. Por fim, as reflexões geradas indicaram a possibilidade de expansão das pesquisas em desenho aplicadas ao ensino do design gráfico no Brasil, bem como a importância dos estudos interdisciplinares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18681
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Anelise Zimmermann 2016 C.pdf6,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons