Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18719
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DOURADO, Débora Coutinho Paschoal | - |
dc.contributor.author | BONANI, Clélia Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-05T16:55:15Z | - |
dc.date.available | 2017-05-05T16:55:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18719 | - |
dc.description.abstract | Este estudo enfoca questões sobre os movimentos sindicais, resgatando em seu histórico seus principais acontecimentos. Pois retomar a trajetória histórica desses movimentos no Brasil é importante para compreender a sua relevância nas relações trabalhistas. Os movimentos sindicais influenciaram também a organização dos servidores técnico-administrativos em educação, em relação à busca pela conquista de seus direitos. Neste trabalho é mostrado o contexto atual do sindicalismo no setor público, a partir do movimento sindical SINTUFEPE – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco, procurando identificar os principais aspectos envolvidos. Através de lutas, das manifestações dos funcionários públicos e movimentações que muitos direitos foram conquistados. Neste trabalho também é trazido à tona a problemática do direito de greve do servidor público, já reconhecido constitucionalmente, contudo, a inexistência ainda da regulamentação por lei específica, os servidores são submetidos à mesma lei que rege o direito de greve no setor privado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | movimentos sindicais – direitos trabalhistas – servidor público – relações trabalhistas – setor público – direito de greve. | pt_BR |
dc.subject | Union movements - labor rights - civil servant - labor relations - public sector - the right to strike. | pt_BR |
dc.title | Relação entre o movimento sindical e conquista de direitos: o caso dos técnico-administrativos da UFPE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5361746590852119 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2657393049675305 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study focuses on questions about the trade union movement, rescuing in its historical and in its main events. Because resuming the historical trajectory of these movements in Brazil is essential to understand its relevance in labor relations. The union movements influenced have also influenced the organization of technical admnistrative servers from the education, in the search for the conquest of their rights. This work shows the current context of trade unionism in the public sector, from the trade union movement SINTUFEPE - Union of Workers of the Federal University of Pernambuco, trying to identify the main issues involved. Across fights, and manifestations from civil servants and their movements, that many rights were conquered. This work also brought up the issue of the right of the public servant to strike. Even thought it is already constitutionally recognized, the absence of a specific law, causes that public servants still be submitted to the same laws governing the right to strike in the private sector. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO (2016 JUL 2016) Clélia Bonani.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons