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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19133
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Título: | Desenvolvimento do pensamento reflexivo: avaliação da qualidade da argumentação em situação de debate crítico |
Autor(es): | RAMÍREZ RONCANCIO, Nancy Lizeth |
Palavras-chave: | Critical debate; Evaluation of arguments; Development; Reflective thinking; Quality of arguments; Debate crítico; Avaliação de argumentos; Desenvolvimento; Pensamento reflexivo; Qualidade dos argumentos |
Data do documento: | 27-Fev-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Pesquisa qualitativa de tipo longitudinal de série de casos,que analisouaspossíveis transformações no uso dos critérios de avaliação de argumentos de estudantes universitários quando estes examinaa qualidade dos argumentos produzidos por seus pares em contexto de debate crítico(FUENTES, 2009). O pressuposto principal desta pesquisa surge a partir do papel mediador conferido à argumentação no desenvolvimento do raciocínio (KUHN, 1991; LEITÃO, 2000), a partir do qual se assume que a participação e prática ematividades de debate crítico –processo de negociação discursiva de caráter argumentativo –mobiliza o surgimento de operações específicas de raciocínio que privilegiam a reflexão sobre o próprio pensamento (FUENTES, 2009). Pressuposto fundamentado nacompreensão da cognição como um sistema complexo de funcionamentos psicológicos,construídos a partir da relação de interdependência entre o sujeito e o ambiente histórico-cultural, que possibilita a interpretação e o entendimento da realidade circundante (cf. VIGOTSKI, 2000/1934; BRUNER, 1991); do papel da linguagem como fundamental na constituição da cognição humana e como parte relevante na construção e transformação do pensamento (Leitão, 2000;2007;2008); e da natureza metacognitiva da argumentação como o mecanismo que instaura a reflexão sobre o próprio pensamento(LEITÃO, 2007b). O cenário de construção do corpus de dados desta pesquisa foi gerado no contexto de implementaçãoda proposta de intervenção pedagógica que teve por base a adaptação para o contexto Brasileiro do Modelo do Debate Crítico(FUENTES, 2009)como recurso para a discussão dos temas curriculares de umcurso de graduação em psicologia. A análise apresentada se deu em dois níveis: o nível microanalítico, em que foi analisado o uso de critérios de avaliação da qualidade dos argumentos produzidos pelos pares ao longo do semestre acadêmico, tomando como referência inicial os critérios força e solidez de GOVIER (2010); e onível macroanalítico,onde analisou-se see comose transforma o uso de critérios de avaliação diante da avaliação da qualidade dos argumentos produzidos por seus pares. Como resultado,comprova-se o uso de critérios dialéticos no exame interno dosargumentos e a emergência de critérios pragmáticos referentesà avaliação do compromisso pragmático dos participantes com a situação de debate crítico (VAN EEMEREN, GROOTENDORST, & SNOECK HENKEMANS, 2008; FUENTES, 2009;2011), mesmo que seu uso não seja incorporado da mesma forma em todos os casos analisados. O ganho progressivo no uso de critérios de avaliação de parte dos alunos parece ser marcado pelo aumento na diversidade e densidade de critérios que passam a utilizar, sobretudo, os de natureza pragmática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19133 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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