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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Zélia Maria Pereira da-
dc.contributor.authorSILVA, Eliana Andrade da-
dc.date.accessioned2017-08-01T18:28:05Z-
dc.date.available2017-08-01T18:28:05Z-
dc.date.issued2002-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20188-
dc.description.abstractNo contexto da reestruturação produtiva e do avanço do projeto neoliberal no Brasil, as políticas públicas destinadas a Questão Agrária tem sido fortemente impactadas, tendo em vista a Reforma do Estado. É nessa realidade que se insere este estudo o qual enfoca a relação entre assessores e trabalhadores (as) rurais. Buscamos identificar se o processo de capacitação realizado pelos assessores junto a esses (as) trabalhadores (as) contribui para construção de relações democráticas ou para reproduzir e aprofundar as relações de dependência e subalternidade dos (as) mesmos (as). Nossa unidade impírica de análise foi o assentamento Lagoa Nova, Riachuelo/RN. Os instrumentos utilizados no processo de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os (as) trabalhadores (as) observação, consulta a documentos da COOLAGOANOVA, sistematização do diário de Campo, assim, como relatórios de atividades elaboradas pelos assessores. As principais categorias utilizadas foram a noção de Intelectual e Educação Politécnica, com base no pensamento Gramsciano. Os resultados da pesquisa revelam que a relação que se processa entre assessores e trabalhadores (as) é uma relação contraditória e que durante a capacitação podem ser exercitadas tanto relações de democráticas como podem ser reproduzidas e fortalecidas as relações de poder vigentes na sociedade. A capacitação pode contribuir para que os (as) trabalhadores (as) elaborem uma nova visão de mundo e superem o momento econômico-corporativo, o que pode colaborar com a tomada de consciência acerca de sua identidade de classe social. A vivência de relações democráticas apenas será possível se a capacitação for implementada com base na concepção de Educação Politécnica, de forma que haja articulação entre conteúdos técnicos, as práticas políticas de classe dos (as) trabalhadores (as) e o fortalecimento de suas organizações, possibilitando-lhes realizar uma reforma moral e intelectual na sociedade, contribuindo também para que se torne classe social dirigente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssessores. Trabalhadores rurais. Questão agrária.pt_BR
dc.subjectConseillers. Agriculteurs. Question agraire.pt_BR
dc.titleA relação entre assessores e trabalhadores rurais: limites e possibilidades de uma relação democráticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2216989230807890pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4300562687641976pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxAu cours de la restructuration productive et de l´avancement du projet neolibéral au Brésil, les politiques publiques concernant les enjeux ruraux ont été fortement Influencées, dû à la réforme de l´État. C´est donc dans ce contexte que se situe cette étude qui traite du rapport entre les conseillers et les agricultrices et agriculteurs. Nous avons cherché à identifier si le processus de formation réalisé par les conseillers auprès des agriculteurs(trices) contribue à la construction de relations démocratiques ou si, au contraire, reproduit et favorise les relations de dépendance et soumission de ces derniers. Notre unité empirique d´analyse a été le Projeto de assentamento Lagoa Nova, dans la municipalité de Riachuelo (Rio Grande do Norte - Brésil). Les outils utilisés dans la collecte de données ont été les entrevues semistructurées avec les agriculteurs(trices), l´observation, la consultation de documents de la Coolagoanova, la systématisation du journal de bord, ainsi que les rapports d´activités élaborés par les conseillers. Les principales catégories utilisées ont été la notion de l´Intelectuel et de l´Educação Politécnica, selon la pensée de Gramsci. Les résultats de la recherche démontrent que le rapport qui s´établit entre les conseillers et les agriculteurs(trices) est une relation contradictoire. En effet, lors des activités de formation, ce même rapport peut évoluer tant vers de relations démocratiques, tant vers une reproduction et un renforcement des relations de pouvoir connues dans la société. La formation peut aider les agriculteurs(trices) à élaborer une nouvelle vision du monde et à surmonter le moment économique-corporatif, ce qui peut appuyer la prise de conscience de leur identité de classe sociale. L´existence de rapports démocratiques ne peut être possible que si la formation est réalisée dans la perspective de l´Educação Politécnica. Ces rapports nécessitent également une articulation entre les contenus techniques, les pratiques politiques de la classe des agriculteurs(trices) et le renforcement de leurs organisations. Ce sont donc ces facteurs qui favorisent la réalisation d´une réforme morale et intelectuelle dans la société et qui peuvent amener cette dernière à devenir une classe sociale dirigeante.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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