Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22227
Compartilhe esta página
Título: | Currículo da educação física: análise do Projeto Político Pedagógico em duas escolas de Ensino Médio Integral da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE |
Autor(es): | NASCIMENTO, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima |
Palavras-chave: | Educação Física Escolar; Educação Física - Abordagem Pedagógica |
Data do documento: | 31-Out-2017 |
Citação: | NASCIMENTO, T. F. C. L. |
Abstract: | No presente estudo foi analisado e discutido o Projeto Político Pedagógico (PPP), no que se refere à proposta curricular da Educação Física em duas escolas com ensino médio integral da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE. Nosso objetivo foi refletir sobre a proposta curricular da disciplina Educação Física com o intuito de entender como se estabelecem os interesses no âmbito escolar. A metodologia utilizou-se da Análise Documental dos Projetos Político Pedagógico das duas escolas e buscou subsídios teóricos na literatura sobre Educação/Educação Física tendo como principais descritores: teorias curriculares, currículo da Educação Física, Orientações Teórico-Metodológicas – Educação Física. Para sua análise este trabalhou utilizou como referencial teórico/metodológico: o Materialismo-Histórico-Dialético, a Pedagogia Histórico-Crítico e a Abordagem de Ensino Crítico-Superadora, o que contribuiu para compreensão do currículo em sua dimensão material. Nos PPP analisados foi percebido que estão embasados no Programa de Educação Integral (PEI) de acordo com a Lei Complementar nº 125/2008, evidenciando uma lógica de adequação do sujeito ao mercado. O PEI não traz nenhuma inovação ou prática pedagógica inovadora para o que concerne a disciplina Educação Física. As escolas estão atendendo aos interesses do neoliberalismo centrado na primazia do mercado, para os quais o que conta em termos educacionais é a existência de uma escola assemelhada à fábrica. Acreditamos que a educação não deve ter seu papel reduzido aos desmandos do capital, pensando um currículo para além dos interesses mercadológicos. Uma alternativa seria a Proposta Curricular por Complexos que demanda transformação no conteúdo, na sua abordagem e na forma escolar. Esta proposta é baseada na totalidade, a qual pressupõe que o trabalho deve ser a base do projeto educativo da escola com os objetivos formativos mais amplos. Dessa forma, a educação, apresenta-se de forma totalizadora precípua, como um dos processos que contribui com a formação da essência humana. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22227 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO, Thamyrys Fernanda Cândida de Lima.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons