Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23155

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Hercília Melo do-
dc.contributor.authorALCÂNTARA, Alisson dos Santos-
dc.date.accessioned2018-01-16T16:28:00Z-
dc.date.available2018-01-16T16:28:00Z-
dc.date.issued2018-01-15-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, A. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23155-
dc.description.abstractEste estudo buscou refletir sobre (des.) legitimidade da educação física escolar, com o relevo das mudanças legislativas aprovadas recentemente no Congresso Nacional para o ensino médio. Com o objetivo de analisar as percepções de gestores, professores e educandos no que concerne à importância da educação física em escolas de referência voltadas ao ensino médio em Vitoria de Santo Antão, Pernambuco, o estudo recorreu à utilização de questionários como técnica para a coleta de dados, demonstrando necessidades formativas da juventude, perfil do alunado, vínculos com a disciplina e condições da oferta com representações de abordagem quantitativa. Com recorte amostral total de 254 sujeitos, os resultados apontaram que a minoria dos alunos trabalha ou estagia, apesar da motivação do curso relacionar-se com a inserção laboral. As quadras poliesportivas estão inadequadas para as aulas, além da recorrência de aulas separadas entre meninos e meninas. Os docentes citaram relatório de aula como atividade estudantil pela não participação nas aulas, enquanto baixo número de estudantes fez a menção deste instrumento. Para eles, a conversa com amigos ocupa o tempo não destinado à participação nas aulas. A disciplina assume preferência no gosto estudantil do que na relevância entre os demais componentes curriculares, com alta frequência nos desejos de aumento de carga horária. Um dos gestores participantes discorda deste aumento, além de posição unânime do caráter obrigatório da disciplina, que conferiu maioria do alunado quanto ao facultado. A atividade física configura-se como principal aprendizado nas aulas, embora a conformação de desenhos didáticos que fortalecem a exclusão de meninas, como aulas em separado e exigência de habilidades.pt_BR
dc.format.extent71 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectLegitimaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titlePercepções de alunos, professores e gestores em relação à (des)legitimação da educação física escolar no ensino médio em Vitória de santo Antão-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3792925926856737pt_BR
dc.description.abstractxThis study sought to reflect on (dis) the legitimacy of physical education school, with the highlight of the legislative changes recently approved in the National Congress for high school. In order to analyze the perceptions of managers, teachers and learners regarding the importance of physical education in reference schools for teaching study in Vitoria de Santo Antão, Pernambuco, the study used the of questionnaires as a technique for collecting data, demonstrating the training needs of the youth, the profile of the student, links with the discipline and supply conditions with representations of approach quantitative. With a total sample size of 254 subjects, the results that the minority of students work or study, despite the motivation of the course is related to the labor insertion. The multi-sport courts are classes, in addition to the recurrence of separate classes between boys and girls. Teachers cited class report as activity for non-participation in classes, while a low number of students students made mention of this instrument. For them, the conversation with friends occupies time not intended for class participation. The discipline assumes preference in the student taste than in the relevance among the curricular components, with high frequency in the desires of increase of workload. One of the participating managers disagrees with this increase, besides unanimous position of the compulsory character of the discipline, which conferred a the faculty. Physical activity is the main learning in class, although the conformation of didactic exclusion of girls, such as separate classes and skills.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALCANTARA, Alisson dos Santos.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons