Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23159
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | MATIAS, Keoma Tabosa Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-16T17:16:04Z | - |
dc.date.available | 2018-01-16T17:16:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2017-11-30 | - |
dc.identifier.citation | MATIAS, K. T. G. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23159 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender os estímulos e as frustações dos licenciandos em Educação Física durante o processo de formação da identidade docente e as dificuldades profissionais dos licenciados egressos do CAVUFPE, resultantes da Interiorização da Educação Superior Pública no interior de Pernambuco. Procedemos a pesquisa com a aplicação de questionários com questões afirmativas para o estudo na Escala Likert e questões discursivas para a Análise de Conteúdo. Tivemos retorno de 37 (trinta e sete) licenciandos em Educação Física próximos de colar grau e 94 (noventa e quatro) licenciados em Ciências Biológicas e em Educação Física, todos estudantes e ex-estudantes do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE). Nossas questões exploraram o processo de formação para a construção do perfil profissional aos licenciandos, como também a atuação docente e as dificuldades, acrescido das necessidades de formação continuada aos egressos. Constatou-se que os licenciandos valorizam o curso, atrelados à qualidade dos professores e das disciplinas, complementados por oportunidades de realizarem pesquisas e extensão, importantes à formação profissional destes. Compreendem a importância dos estágios para a formação profissional, colaborativa à maior identidade com a docência. Destacam a importância dos auxílios para a manutenção dos mesmos durante o período que realizam o curso, o que ratifica a importância das ações atreladas ao projeto da Interiorização da Educação Superior Pública para a região. Em síntese, acreditamos que as licenciaturas estão com processos formativos de boa qualidade, criando perspectivas futuras de melhores profissionais para a região. Ratifica-se a importância das ações assistencialistas para a manutenção dos graduandos, ampliando a oportunidade de concluírem o curso. Avaliamos como importante que outras pesquisas venham a ampliar este estudo para melhor traçarmos um panorama da importância da Interiorização da Educação Superior Pública para a formação de professores na região. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação profissional docente | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação superior - Interiorização | pt_BR |
dc.title | A interiorização da educação superior pública e a construção da identidade docente entre licenciandos e licenciados em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research had as main objective to understand the stimulations and frustrations of the licenciandos in Physical Education during the process of formation of the teaching identity and the professional difficulties of the graduates graduated from the CAV-UFPE, resulting from the Interiorization of Public Higher Education in the interior of Pernambuco. We conducted the research with the application of questionnaires with affirmative questions for the Likert Scale study and discursive issues for Content Analysis. We had a return of 37 (thirty-seven) graduates in Physical Education close to degree collar and 94 (ninety-four) graduates in Biological Sciences and Physical Education, all students and former students of the Academic Center of Vitória (CAV-UFPE). Our questions explored the training process for the construction of the professional profile to the graduates, as well as the teaching performance and the difficulties, together with the needs of continuous training for the graduates. It was verified that the graduates value the course, linked to the quality of the teachers and the disciplines, complemented by opportunities to carry out research and extension, important to the professional formation of these. They understand the importance of internships for professional training, collaborative to greater identity with teaching. They emphasize the importance of the aid for the maintenance of the same during the period of the course, which ratifies the importance of the actions linked to the project of Interiorization of Public Higher Education for the region. In summary, we believe that the degrees have good quality training processes, creating future perspectives of better professionals for the region. It ratifies the importance of the assistance actions for the maintenance of the graduates, increasing the opportunity to conclude the course. We evaluate how important it is that other researches will expand this study to better outline the importance of the Interiorization of Public Higher Education for the training of teachers in the region. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATIAS, Keoma Tabosa guimarães.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons