Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24026

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Erlene Roberta Ribeiro dos-
dc.contributor.authorSILVA, Renan Carlos Freitas da-
dc.date.accessioned2018-03-19T19:44:49Z-
dc.date.available2018-03-19T19:44:49Z-
dc.date.issued2018-03-19-
dc.date.submitted2016-12-26-
dc.identifier.citationSILVA, R. C. F.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24026-
dc.description.abstractA 8° Conferência Nacional de Saúde em 1986 teve papel fundamental no para o Brasil ter um sistema de saúde universal. O movimento pela Reforma Sanitária brasileira foi fundamental para a conquista, dois anos mais tarde, quando promulgada a Constituição Federal de 1988, que garantiu a saúde como direito de todos e dever do Estado. Dentre seus princípios e diretrizes, regem que o sistema seja descentralizado com direção única em cada esfera de governo. Enfatizando a descentralização dos serviços de saúde para os municípios, bem como a regionalização e hierarquização desta rede de serviços. A organização do SUS dessa forma se inicia com as Normas Operacionais Básicas (NOB), a NOB 1991, NOB 93 e NOB 96. Posteriormente a Norma Operacional de Assistência à Saúde no ano de 2000, o Pacto pela Saúde em 2006 e mais recente e vigente o Decreto 7.508/11. O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de implantação do Decreto 7.508/11 na segunda Regional de Saúde de Pernambuco, com ênfase na construção do Mapa da Saúde, RENASES e RENAME. O percurso metodológico optou pela abordagem qualitativa, na tipologia de um estudo descritiva exploratória baseada no levantamento de evidências através da revisão de literatura e da análise documental sobre este processo. Para análise e processamento das informações foram utilizados matrizes de estadiamento permitindo a análise interpretativa e a do conteúdo por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo das mensagens na inferência de conhecimentos relativos às condições de produção de acordo com Bardin. Como resultados preliminares foi possível observar que o Mapa da Saúde realizado no ano de 2013 foi instruído por um manual de orientações para sua construção, ofertada pela Secretaria Estadual de Saúde apresentando-se parcialmente conforme com este manual. Quanto ao processo de construção da RENASES e da RENAME estão paralisadas na Segunda Regional de Saúde. A construção do Mapa da Saúde parece ter sido o primeiro passo, mas que após não houve continuidade para consolidação dos produtos que este Decreto remete. Tendo o processo de implantação do Decreto 7.508/11 tímido na Segunda Regional de saúde do Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectPlanejamento em Saúdept_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.titleA implantação do Decreto 7.508/11 na segunda região de saúde de Pernambuco: estado da artept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709228H4pt_BR
dc.description.abstractxThe 8th National Conference of Health in 1986 had a fundamental role in Brazil for having a universal health system. The movement for the Brazilian Sanitary Reform was fundamental for the conquest, two years later, when the Federal Constitution of 1988 was enacted, which guaranteed health as the right of all and the duty of the State. Among its principles and guidelines, they govern that the system be decentralized with a single direction in each sphere of government. Emphasizing the decentralization of health services to municipalities, as well as the regionalization and hierarchization of this service network. The organization of the SUS in this way begins with the Basic Operational Norms (NOB), NOB 1991, NOB 93 and NOB 96. Subsequently the Operational Standard for Health Care in the year 2000, the Pact for Health in 2006 and more recent and In force the Decree 7.508 / 11. The present article has the objective of analyzing the implementation process of Decree 7.508 / 11 in the second Health Region of Pernambuco, with emphasis on the construction of the Health Map, RENASES and RENAME. The methodological approach opted for the qualitative approach, in the typology of an exploratory descriptive study based on the collection of evidence through literature review and documentary analysis on this process. Statistical matrices were used for analysis and processing of the information, allowing the interpretation and the content analysis through systematic procedures and objectives of message content description in the inference of knowledge regarding the conditions of production according to Bardin. As preliminary results, it was possible to observe that the Health Map carried out in the year 2013 was instructed by a manual of guidelines for its construction, offered by the State Health Department and partially complies with this manual. The construction of RENASES and RENAME are paralyzed in the Second Regional Health. The construction of the Health Map seems to have been the first step, but after that there was no continuity for the consolidation of the products that this Decree refers to. Having the process of implementation of Decree 7.508 / 11 timid in the Second Regional Health of the State of Pernambuco.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NSC) - Núcleo de Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, RENAN CARLOS FREITAS DA.pdf1,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons