Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24250

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorLAMEIRA, Gregorio Bacelar-
dc.date.accessioned2018-04-11T18:53:32Z-
dc.date.available2018-04-11T18:53:32Z-
dc.date.issued2016-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24250-
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar e discutr se existe e como se dá a compreensão após a utlização de objetos educacionais digitais (OEDs) por estudantes do ensino médio de uma escola pública de referência no Recife. Esses objetos estão incluídos nas obras de Física da Editora Átca do tpo 1 (digital e impressa), aprovadas no Programa Nacional do Livro Didátco de 2015. Volta-se a uma análise comparatva dos dois suportes, mas tem no digital os OEDs como base de diferenciação. Dentre os elementos utlizados para as análises e discussão estão aspectos relacionados à Teoria da Atvidade (TA). Dentre os pressupostos, está o de que quando os OEDs apresentam problemas conceituais e de estrutura informacional, eles deixam de ser utlizados pelos professores e alunos, que passam a buscar novas ferramentas a fm de traduzir conteúdos complexos em informação e conhecimento. Ademais, de que se cria a cultura por parte desses dois atores de que grande parte do material produzido para fns educacionais não é bem concebida, apresentando, além de problemas de relevância do conteúdo, falhas de comunicação com o contexto em que estão inseridos, como ludicidade ou sobriedade voltadas a públicos com faixas etárias e gostos distntos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectObjetos educacionais digitaispt_BR
dc.subjectTeoria da atividadept_BR
dc.subjectDesign da informaçãopt_BR
dc.titleObjetos educacionais digitais: contexto e aplicação prática em ambiente de ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9495281813357049pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to demonstrate the analyze and discuss whether there is and how comprehension exists afer the use of using digital learning objects (OEDs) by high school students in a public school of reference in Recife. These objects are included in the books of Physics from Editora Átca and they are type 1 (digital and printed), approved in the Natonal Textbook Program 2015. Aimed at a comparatve analysis of the two supports, but has in the digital OEDs as the base diferentaton. Among the elements used for the analysis and discussion are aspects related to the Actvity Theory (AT). Among the assumptons is that when the OEDs present conceptual and informatonal structure problems, they are no longer used by teachers and students, who come to seek new tools to translate complex content into informaton and knowledge. Moreover, that it creates the culture by these two actors that much of the material produced for educatonal purposes is not well designed, with, in additon to issues of relevance of content, communicaton failures with the context in which they live, as playfulness or sobriety aimed at audiences with diferent age groups and likes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gregório Bacelar Lameira.pdf13,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons