Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24250
Share on
Title: | Objetos educacionais digitais: contexto e aplicação prática em ambiente de ensino |
Authors: | LAMEIRA, Gregorio Bacelar |
Keywords: | Objetos educacionais digitais; Teoria da atividade; Design da informação |
Issue Date: | 27-Oct-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho visa analisar e discutr se existe e como se dá a compreensão após a utlização de objetos educacionais digitais (OEDs) por estudantes do ensino médio de uma escola pública de referência no Recife. Esses objetos estão incluídos nas obras de Física da Editora Átca do tpo 1 (digital e impressa), aprovadas no Programa Nacional do Livro Didátco de 2015. Volta-se a uma análise comparatva dos dois suportes, mas tem no digital os OEDs como base de diferenciação. Dentre os elementos utlizados para as análises e discussão estão aspectos relacionados à Teoria da Atvidade (TA). Dentre os pressupostos, está o de que quando os OEDs apresentam problemas conceituais e de estrutura informacional, eles deixam de ser utlizados pelos professores e alunos, que passam a buscar novas ferramentas a fm de traduzir conteúdos complexos em informação e conhecimento. Ademais, de que se cria a cultura por parte desses dois atores de que grande parte do material produzido para fns educacionais não é bem concebida, apresentando, além de problemas de relevância do conteúdo, falhas de comunicação com o contexto em que estão inseridos, como ludicidade ou sobriedade voltadas a públicos com faixas etárias e gostos distntos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24250 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gregório Bacelar Lameira.pdf | 13,22 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License