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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24252

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorLAURENTINO, Auta Luciana-
dc.date.accessioned2018-04-11T19:19:52Z-
dc.date.available2018-04-11T19:19:52Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24252-
dc.description.abstractApresentamos uma discussão sobre a relevância da produção artesanal para o Brasil, com uma abordagem sobre as intervenções de design que ocorrem nessa área. O objetivo central da pesquisa foi o desenvolvimento de um modelo de gestão de design, voltado para designers que pretendam atuar, como consultores, na promoção de melhorias de artefatos artesanais, junto a comunidades ou produtores artesanais. Na construção desse trabalho, destacamos a produção artesanal na história do design, com a finalidade de mostrar a importância das habilidades e técnicas desenvolvidas pelos artesãos na construção do desenho industrial; tratamos sobre o artesanato através de algumas classificações que norteiam os programas e as instituições que apoiam a produção desses artefatos, além da apresentação de dados estatísticos sobre essa área produtiva; em seguida, apresentamos a cultura popular a partir de teorias que discutem a forma de fazer, valores e legitimação, que foram construídos e absorvidos, refletindo os discursos até os dias atuais; mapeamos atores que tratam de design e artesanato no Brasil; fazemos a revisão da literatura, em que tratamos sobre proposições que envolvem design, gestão, sustentabilidade, consumo, desenvolvimento local, capital social e globalização, por serem temas apreendidos como primordiais para a discussão sobre produção de artefatos no mundo contemporâneo. Na sequência, exibimos a trajetória metodológica que adotamos para a pesquisa exploratória, através da descrição de estudos de caso, sendo eles: ArteCupira, ASSOCIAPE, CAATINGA e Ilha de Deus; conduzimos os dados da experiência empírica para uma pesquisa qualitativa; traçando em seguida uma análise sobre essas intervenções de design. Na seção final, elaboramos o modelo de gestão, propriamente dito, apresentando dados construtivos, oferecendo um roteiro de execução que traz as etapas de gestão e design voltadas para as intervenções, além de indicar o relacionamento entre os atores durante uma ação, com o intuito de trazer informações que colaborem com novos profissionais que pretendam atuar na área do design e artesanato. Por fim, concluímos a pesquisa analisando sua construção e indicando temas para o desenvolvimento de trabalhos futuros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectProdução artesanalpt_BR
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.subjectInovação socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento localpt_BR
dc.titleIdea: um modelo de gestão do design aplicado à produção de artefatos artesanaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3805752873099282pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn this paper, a discussion on the relevance of handicraft production in Brazil was presented on an approach about design intervention which occurs in this field. The main objective of this research was to develop a design management model, focused on designers who intend to act as consultants for improvements of handcrafted artifacts, in conjunction with communities or artisanal producers. In the construction of this project, handicraft production and its outstanding role were highlighted in the history of design, with the purpose of showing the importance of the skills and techniques developed by craftsmen in the construction of industrial design; handicraft was discussed through ratings which define the plans and the institutions that support the production of these artifacts, in addition to the submission of statistical data on this productive area; next the popular culture is presented based on theories that discuss the way of doing, values and legitimization, that were constructed and absorbed reflecting the discourses until the current days; actors who deal with design and handcraft in Brazil were mapped; the literature was reviewed, where propositions on design were addressed, management, sustainability, consumption, local development, capital stock and globalization were also discussed, for being issues which are considered primordial on the discussion of artifacts production in the contemporary world. After, the methodological trajectory that was adopted was displayed, where an exploratory research was conducted, through the description of case studies, such as: ArteCupira, ASSOCIAPE, CAATINGA and Ilha de Deus; the data of the empirical experience towards a qualitative research was carried out, tracing then, an analysis on these design interventions. In the final section, the management model itself was created, displaying constructive data, offering an execution plan which shows the steps of management and design, focused on its interventions, besides indicating the relationship among players during an action, with a view to providing useful information which will contribute to new professionals who intend to work in the field of design and handicraft. Finally, the search was conducted by analyzing its construction and indicating some topics to be developed for future projects.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

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