Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25020

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto-
dc.contributor.authorBAPTISTA, Turla Angela Alquete de Arreguy-
dc.date.accessioned2018-07-05T21:14:10Z-
dc.date.available2018-07-05T21:14:10Z-
dc.date.issued2014-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25020-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma pesquisa sobre artefatos impressos e digitais móveis utilizados nas atividades de ensino e aprendizagem. Com objetivo de recomendar diretrizes para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos, esta pesquisa partiu de um experimento desenvolvido com cinquenta alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os sujeitos testaram materiais didáticos impressos e digitais e a partir dos dados do experimento procedeu-se uma análise comparativa entre os artefatos impressos e digitais. Esta análise teve como base metodológica a Teoria da Atividade de Leontiev (1978), o Sistema da Atividade de Engeström (1987), o estudo de Breakdowns e Mudanças de Foco de Bodker (1997). Com os resultados, foi possível discutir as principais diferenças entre o manuseio dos artefatos e a compreensão dos conteúdos educacionais. Ao final, essa dissertação contribui com a elaboração de diretrizes para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais para uso em tablet.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem móvelpt_BR
dc.subjectTeoria da atividadept_BR
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectArtefatos impressospt_BR
dc.subjectArtefatos digitaispt_BR
dc.titleAprendizagem mediada por artefatos impressos e digitais móveis: um estudo comparativo para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8455611227654888pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2146841563850436pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis study presents a survey on printed artifacts and digital mobile artifacts used in teaching and learning activities. In order to recommend guidelines for development and analysis of educational applications that meet students’ learning needs, this research came from an experiment developed with fifty high school students from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraiba. The subjects tested print and digital learning materials and from the data of the experiment proceeded to a comparative analysis between the printed and digital artifacts. This analysis was based methodological Activity Theory Leontiev (1978), the System Activity Engeström (1987), the study of Breakdowns and Changes Focus Bødker (1997). With the results, it was possible to discuss the main differences between the handling of artifacts and understanding the educational content. In the end, this dissertation contributes to the development of guidelines for the analysis and development of educational applications for use on tablet.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Turla Angela Alquete de Arreguy Baptista.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons