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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25195

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Título: “Somos todos e todas diferentes numa sociedade de iguais”: um estado de caso sobre práticas pedagógicas de gênero e sexualidade em uma escola pública de Pernambuco
Autor(es): JACOB, Maria Julieta Correia
Palavras-chave: Educação; Gênero; Sexualidade; Práticas pedagógicas
Data do documento: 21-Fev-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este estudo teve como principal objetivo analisar as práticas pedagógicas relacionadas a questões de gênero e sexualidade desenvolvidas em um Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher presente em uma escola pública estadual de referência em ensino médio localizada na Zona Norte do Recife (PE). A pesquisa buscou observar e investigar como essas práticas são desenvolvidas e suas implicações para a promoção da igualdade de gênero, do respeito às diferentes formas de expressão do gênero e da sexualidade, do combate à LGBTfobia e também para o fortalecimento da cidadania e dos Direitos Humanos em uma fase importante do processo educacional formal de discentes. A pesquisa é de natureza qualitativa com finalidade exploratório-descritiva e utiliza como base metodológica o estudo de caso, além de ferramentas não-estruturadas para a coleta de dados, como observações não-participantes dos encontros do Núcleo de Gênero e entrevistas semi-estruturadas com as duas professoras do Núcleo e também com a diretora da escola. Para a análise dos dados, utilizou-se análise de conteúdo interpretativa. As bases teóricas que nortearam a investigação foram o campo da produção de conhecimento sobre gênero, sexualidade e práticas pedagógicas no contexto dos Direitos Humanos. O argumento central é o de que a existência do Núcleo de Estudos de Gênero é importante e necessária enquanto política pública para que haja uma ampliação da discussão e conscientização sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres como estratégia de combate ao machismo, ao preconceito e de promoção do respeito à diversidade sexual. Para isso, verificou-se que a prática pedagógica desenvolvida possui uma abordagem reflexiva, progressista e problematizadora. Apesar das lacunas na formação docente inicial e continuada para trabalhar as temáticas de gênero e sexualidade, apontadas na investigação, a pesquisa revelou que o Núcleo de Gênero da escola estudada adquiriu uma significativa importância simbólica e passou a funcionar como uma instância de acolhimento de denúncias de violações de direitos e também de defesa da diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar.
Descrição: SILVA, Celma Fernanda Tavares de Almeida também é conhecida em citações bibliográficas por: TAVARES, Celma
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25195
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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