Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25195
Comparte esta pagina
Título : | “Somos todos e todas diferentes numa sociedade de iguais”: um estado de caso sobre práticas pedagógicas de gênero e sexualidade em uma escola pública de Pernambuco |
Autor : | JACOB, Maria Julieta Correia |
Palabras clave : | Educação; Gênero; Sexualidade; Práticas pedagógicas |
Fecha de publicación : | 21-feb-2017 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Este estudo teve como principal objetivo analisar as práticas pedagógicas relacionadas a questões de gênero e sexualidade desenvolvidas em um Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher presente em uma escola pública estadual de referência em ensino médio localizada na Zona Norte do Recife (PE). A pesquisa buscou observar e investigar como essas práticas são desenvolvidas e suas implicações para a promoção da igualdade de gênero, do respeito às diferentes formas de expressão do gênero e da sexualidade, do combate à LGBTfobia e também para o fortalecimento da cidadania e dos Direitos Humanos em uma fase importante do processo educacional formal de discentes. A pesquisa é de natureza qualitativa com finalidade exploratório-descritiva e utiliza como base metodológica o estudo de caso, além de ferramentas não-estruturadas para a coleta de dados, como observações não-participantes dos encontros do Núcleo de Gênero e entrevistas semi-estruturadas com as duas professoras do Núcleo e também com a diretora da escola. Para a análise dos dados, utilizou-se análise de conteúdo interpretativa. As bases teóricas que nortearam a investigação foram o campo da produção de conhecimento sobre gênero, sexualidade e práticas pedagógicas no contexto dos Direitos Humanos. O argumento central é o de que a existência do Núcleo de Estudos de Gênero é importante e necessária enquanto política pública para que haja uma ampliação da discussão e conscientização sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres como estratégia de combate ao machismo, ao preconceito e de promoção do respeito à diversidade sexual. Para isso, verificou-se que a prática pedagógica desenvolvida possui uma abordagem reflexiva, progressista e problematizadora. Apesar das lacunas na formação docente inicial e continuada para trabalhar as temáticas de gênero e sexualidade, apontadas na investigação, a pesquisa revelou que o Núcleo de Gênero da escola estudada adquiriu uma significativa importância simbólica e passou a funcionar como uma instância de acolhimento de denúncias de violações de direitos e também de defesa da diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. |
Descripción : | SILVA, Celma Fernanda Tavares de Almeida também é conhecida em citações bibliográficas por: TAVARES, Celma |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25195 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Julieta Correia Jacob.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons