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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25216

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Título : Avenida Paulista das pessoas: disputas pela ressignificação do espaço público de uma metrópole
Autor : BASTOS, Antonio Fagner da Silva
Palabras clave : Espaços públicos; Crescimento urbano; Comunidade urbana - Desenvolvimento
Fecha de publicación : 21-feb-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Com esta dissertação, buscamos explanar como se dá a ressignificação do espaço viário urbano a partir da implementação de uma política pública de acalmamento do trânsito. Ou seja, buscamos construir uma teoria do discurso sobre a abertura da Avenida Paulista na cidade de São Paulo. Com vistas no embate político, escolhemos a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe como abordagem norteadora de nossa análise do processo político. Esperamos com ela, desvelar os significados trazidos nos discursos defendidos pelos diferentes sujeitos envolvidos neste antagonismo. Nosso arquivo de pesquisa, constituído para responder como o processo de ressignificação da Avenida Paulista se deu, é composto de dados primários e secundários extraídos de diferentes posicionamentos — notícias, notas, manifestos, entrevistas — dos sujeitos envolvidos no embate. A partir das análises identificamos que embora as disputas emerjam entre o Governo Local e o Ministério Público, as práticas articulatórias da sociedade civil que foram primordiais para a ressignificação da Paulista. Os discursos que permearam o embate foram o de respeito à vocação aos fluxos da cidade, a ineficiência em equilibrar demandas por parte da Prefeitura, a participação social e a vivência urbana. Como conclusão, apontamos que as disputas pela ressignificação da Paulista representam uma nova forma de pensar democraticamente a cidade, tornando-a possível na escala humana. E que um novo espaço de fluxos parece emergir da Paulista. Mas não fluxos de mercadorias e máquinas e sim de afetos, de pessoas, de dinamicidade. De tal forma, cenários em que o uso dos espaços públicos seja livre pela população parecem um caminho interessante a se seguir.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25216
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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