Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25285

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXAVIER, Antonio Carlos dos Santos-
dc.contributor.authorGOMES, Alexandre Duarte-
dc.date.accessioned2018-07-30T22:03:53Z-
dc.date.available2018-07-30T22:03:53Z-
dc.date.issued2015-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25285-
dc.description.abstractEste trabalho tem a finalidade de discutir como, numa sociedade marcada pela presença de um conjunto de gêneros multissemióticos, a prática pedagógica de língua(gem) pode assumir um viés de descentralização do grafocentrismo, que tem delineado sua história ao longo de dezenas de anos, e venha a adotar uma postura que contemple as linguagens pelas quais as múltiplas práticas linguístico-discursiva atuais se configuram. Para isso, adotamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Gramática Visual. Inicialmente, discutimos sobre as razões pelas quais a escola persiste na manutenção do paradigma pedagógico segundo o qual a linguagem verbal é a centralidade do ensino e aprendizagem. Em seguida, refletimos sobre as possibilidades de alteração da realidade pedagógica vigente e propomos como alternativa a adoção da concepção de que a argumentação é um elemento constitutivo de qualquer tipo de linguagem. Posto isso, defendemos que um modo de adequação da sala de aula ao contexto social e histórico que vivenciamos é uma prática pedagógica que obedeça ao princípio dos multiletramentos. Multiletramentos que deve estar atrelado a um sistemático processo de ensino e aprendizagem e que este esteja pautado na determinação de uma ação pedagógica que ponha em relevância o plano argumentativo das imagens que compõem os textos multimodais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModalidade (Linguística)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Modalidadept_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise modalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA argumentação em movimento: a multimodalidade e o desenvolvimento da argumentação na dinâmica escolarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9421496942167789pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7621453362859742pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims at discussing how, in a society noticeable by the presence of a set of multisemiotic genres, pedagogical language practices can play a decentralization of traditional writing performances, which have outlined its history over decades, and will adopt a posture that embraces those languages in which the multiple current linguistic-discursive practices are shaped . For this, we adopted the theoretical and methodological assumptions of Visual Grammar. Initially, we discussed the reasons for why the school persists in maintaining the pedagogical paradigm whereby the verbal language is the main issue of teaching and learning. Then we discussed the possibility of transformation of the current educational reality and propose, as an alternative, the adoption of the view that argumentation is a constitutive element of any language. Said that, we argue that a classroom adaptation to the socio-historical context that we are currently experiencing is a pedagogical practice which complies with the principle of multiliteracies. These Multiliteracies should be linked to a systematic process of learning and teaching which aim at determining a pedagogical action to emphasize the argumentative plan of images that shape the multimodal texts.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alexandre Duarte Gomes.pdf3,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons