Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25285
Share on
Title: | A argumentação em movimento: a multimodalidade e o desenvolvimento da argumentação na dinâmica escolar |
Authors: | GOMES, Alexandre Duarte |
Keywords: | Modalidade (Linguística); Língua portuguesa - Modalidade; Educação - Estudo e ensino; Análise modal; Aprendizagem |
Issue Date: | 29-Jul-2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho tem a finalidade de discutir como, numa sociedade marcada pela presença de um conjunto de gêneros multissemióticos, a prática pedagógica de língua(gem) pode assumir um viés de descentralização do grafocentrismo, que tem delineado sua história ao longo de dezenas de anos, e venha a adotar uma postura que contemple as linguagens pelas quais as múltiplas práticas linguístico-discursiva atuais se configuram. Para isso, adotamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Gramática Visual. Inicialmente, discutimos sobre as razões pelas quais a escola persiste na manutenção do paradigma pedagógico segundo o qual a linguagem verbal é a centralidade do ensino e aprendizagem. Em seguida, refletimos sobre as possibilidades de alteração da realidade pedagógica vigente e propomos como alternativa a adoção da concepção de que a argumentação é um elemento constitutivo de qualquer tipo de linguagem. Posto isso, defendemos que um modo de adequação da sala de aula ao contexto social e histórico que vivenciamos é uma prática pedagógica que obedeça ao princípio dos multiletramentos. Multiletramentos que deve estar atrelado a um sistemático processo de ensino e aprendizagem e que este esteja pautado na determinação de uma ação pedagógica que ponha em relevância o plano argumentativo das imagens que compõem os textos multimodais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25285 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Alexandre Duarte Gomes.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License