Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25285

Share on

Title: A argumentação em movimento: a multimodalidade e o desenvolvimento da argumentação na dinâmica escolar
Authors: GOMES, Alexandre Duarte
Keywords: Modalidade (Linguística); Língua portuguesa - Modalidade; Educação - Estudo e ensino; Análise modal; Aprendizagem
Issue Date: 29-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho tem a finalidade de discutir como, numa sociedade marcada pela presença de um conjunto de gêneros multissemióticos, a prática pedagógica de língua(gem) pode assumir um viés de descentralização do grafocentrismo, que tem delineado sua história ao longo de dezenas de anos, e venha a adotar uma postura que contemple as linguagens pelas quais as múltiplas práticas linguístico-discursiva atuais se configuram. Para isso, adotamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Gramática Visual. Inicialmente, discutimos sobre as razões pelas quais a escola persiste na manutenção do paradigma pedagógico segundo o qual a linguagem verbal é a centralidade do ensino e aprendizagem. Em seguida, refletimos sobre as possibilidades de alteração da realidade pedagógica vigente e propomos como alternativa a adoção da concepção de que a argumentação é um elemento constitutivo de qualquer tipo de linguagem. Posto isso, defendemos que um modo de adequação da sala de aula ao contexto social e histórico que vivenciamos é uma prática pedagógica que obedeça ao princípio dos multiletramentos. Multiletramentos que deve estar atrelado a um sistemático processo de ensino e aprendizagem e que este esteja pautado na determinação de uma ação pedagógica que ponha em relevância o plano argumentativo das imagens que compõem os textos multimodais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25285
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Alexandre Duarte Gomes.pdf3,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons