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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25384
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Título: | Distintas práticas de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental: como podem influenciar na aprendizagem da leitura e da escrita das crianças? |
Autor(es): | PINTO, Milena Fernandes Gomes |
Palavras-chave: | Alfabetização; Letramento; Prática de ensino; Ensino fundamental; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 28-Out-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O presente trabalho investiga distintas práticas de alfabetização e suas relações com a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto algumas atividades foram desenvolvidas: (I) caracterização das rotinas de alfabetização de professoras de escolas da rede pública e privada; (II) identificação e categorização das atividades de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética presentes nas práticas pedagógicas das professoras participantes da pesquisa; (III) observar se as atividades possibilitam a reflexão sobre os princípios do SEA; (IV) análise do desempenho atingido pelos alunos das professoras observadas no tocante ao domínio da leitura e da escrita e (V) estabelecer uma relação entre as práticas pedagógicas desenvolvidas e a aprendizagem dos alunos em relação à leitura e escrita. O elemento motivador para a presente pesquisa é a constatação de que, apesar dos avanços teóricos ainda existem professores fazendo uso dos tradicionais métodos de alfabetização, e nos questionamos se qualquer maneira de alfabetização vale a pena. Para o seu desenvolvimento, nos apoiamos na teoria da Psicogênese da língua escrita, nas discussões sobre Alfabetização, Letramento, Consciência Fonológica e Construções das Práticas. Participaram da pesquisa duas professoras que lecionavam no 1º ano do Ensino Fundamental I, sendo uma da rede privada de Olinda e uma da rede municipal de Camaragibe. Como procedimentos metodológicos realizamos: minientrevistas após as aulas com as professoras para compreender o trabalho desenvolvido em sala de aula, três semanas de observações em cada turma pesquisa (no início, no meio e no fim do ano letivo de 2014), as aulas foram gravadas em áudio, as crianças foram avaliadas com quatro tipos de atividades (escrita palavras, leitura de palavras, leitura e interpretação textual, produção textual) em dois momentos distintos (no início e no final do ano). Em relação à aprendizagem, os resultados obtidos de modo geral mostram que os alunos de ambas as escolas tiveram avanços significativos em todos os eixos avaliados. Já em relação às práticas, percebemos que na turma 2 a professora construiu sua prática na perspectiva do alfabetizar – letramento, estimulando a reflexão sobre o sistema de escrita alfabética com ênfase na leitura de diferentes gêneros textuais e com atividades diversificadas. Já a docente da turma 1, possuía uma ensino transmissivo, com pouco uso de textos; desenvolvendo uma prática tradicional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25384 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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