Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25495

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRYSTHON, Ângela Freire-
dc.contributor.authorLESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreira-
dc.date.accessioned2018-08-09T18:03:29Z-
dc.date.available2018-08-09T18:03:29Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25495-
dc.description.abstractEsse projeto objetiva analisar a partir de imagens que sobreviveram ao genocídio perpetrado pelo nazismo o que resistiu da vida humana e deste modo resgatar de tais imagens sua ardência, sua clemência mais íntima e dolorida. Ver mais verdadeiramente as imagens de Noite e neblina e Shoah é resgatar uma história dos vencidos, é dar uma fisionomia possível à memória do horror nazista. Em ambos os filmes as imagens possuem um traço de resistência à destruição, e por justamente resistir à aniquilação absoluta as imagens de Noite e neblina e Shoah ardem ao tocar o real e deste modo parecem queimar quem as vê – porque sua sobrevivência exige que as olhemos, que a interpretemos de outro modo, de forma mais verdadeira. Nossa hipótese é a de que na indivisível fortaleza à desaparição essas imagens (arquivos, sobreviventes, ardentes) permitem uma possibilidade de exercer a memória dos vencidos - seus rastros outrora imperceptíveis, esquecidos. Nosso objetivo consiste, portanto, em investigar os rastros que os corpos dessas imagens inscrevem na história do século XX – século em que a imagem do homem já não pôde mais ser dissociada de uma câmara de gás.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNoite e neblinapt_BR
dc.subjectShoahpt_BR
dc.subjectNazismopt_BR
dc.subjectSobrevivênciapt_BR
dc.titleEntre imagens e sobrevivências: notas sobre Noite e neblina e Shoahpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8496566086504744pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8839343621880140pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis paper establishes an analyses based on images that survived of the genocide perpetrated by Nazism and what left of the human life and thereby rescue such images its blazing, its clemency most intimate and painful. See more truly the images of Night and fog and Shoah is rescue a history of the vanquished, it is to give a possible physiognomy to the memory of Nazi horror. In both films the images have a trace of resistance to destruction, and rightly resist the absolute annihilation, the images of Night and Fog and Shoah flames to touch the real and thus seem to burn their viewers - because its survival requires that we look, we interpret it otherwise, in the more truly form. Our hypothesis is that the undivided fortress to the disappearance of these images (archives, survivors, blazing) allow a possibility of exercising the memory of the vanquished - their traces whilom forgotten. Our goal is therefore to investigate the remains of the bodies of these images inscribes in the history of the twentieth century - the century in which the image of man is henceforth inseparable from that of the gas chamber.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ricardo Fernando Lessa Filho.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons