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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26309

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Título: A utilização do espaço não formal (praça) para o desenvolvimento de estratégias de ensino de botânica
Autor(es): SANTANA, Jamille Maria de
Palavras-chave: Botânica – Estudo e Ensino; Biologia – Estudo e Ensino; Ensino de Ciências
Data do documento: 6-Set-2018
Citação: SANTANA, J. M.
Abstract: A Educação no Brasil e a prática docente em Ciências é um tema muito discutido, bem como a atuação do professor e seus métodos de ensino. No ensino de Ciências, especialmente a área de botânica, é prejudicada não somente pela falta de estímulo em observar e interagir com as plantas, como também, pela ausência de metodologias que possam auxiliar no aprendizado. É Importante que o professor de Ciências desenvolva métodos diferenciados de ensino e possa explorar novos espaços como meio inovador. A exploração de um espaço não formal pode ser uma alternativa que venha facilitar o processo de ensino aprendizagem na área de botânica. Este trabalho vislumbra a utilização da praça pública como espaço de ensino na área botânica, na qual será investigado se pode ser uma boa metodologia para os docentes utilizarem em suas aulas. A sequência metodológica foi o desenvolvimento de aulas de morfologia vegetal em diferentes espaços de ensino, a sala de aula formal e a praça pública, com duas turmas do 6° ano, denominadas A e B com quantitativo de 25 estudantes, cada, de ambos os sexos e faixa etária entre 1 1 e 14 anos. Para coletas de dados ao final de cada aula foi aplicado um questionário contendo 10 questões de multiplica escolha com objetivo de quantificar os acertos e erros referentes ao conteúdo e seus resultados foram analisados em formas de tabelas e gráficos. Os resultados mostram que, com a utilização do espaço não formal as notas dos estudantes foram melhores que o espaço formal, corroborando com a ideia de que, aulas em outros espaços podem ajudam no aprendizado e torna o ensino mais dinâmico e atrativo. Além disso, a maioria dos estudantes achou interessante e estimulante a realização da aula na praça pois tiveram um contato com o ambiente natural facilitando o processo de ensino aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26309
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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