Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26619

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Thiago Ramos de-
dc.date.accessioned2018-09-17T20:51:57Z-
dc.date.available2018-09-17T20:51:57Z-
dc.date.issued2017-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26619-
dc.description.abstractA presente pesquisa visou analisar a utilização de vídeos, como instrumento de avaliação da aprendizagem de Libras nos cursos de Formação de Professores de Ciências e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Utilizando um questionário, buscou-se compreender as percepções, atitudes e motivações, dos participantes da pesquisa, na tentativa de entender o processo de aprendizagem, e toda sua complexidade na produção dos vídeos. Também foram analisados dois vídeos produzidos, enquanto produto para avaliação da aprendizagem de Libras, por cada um dos participantes. O vocabulário incipiente em Libras e também a falta de destreza com a edição do vídeo, foram os principais obstáculos relatados pelos participantes, todavia observamos que a atividade de produção de vídeo contribuiu para uma significativa melhora da prática com relação a sinalização em Libras, pois os mesmos foram levados a pesquisar e revisar, previamente, os sinais solicitados, contribuindo para a autorregulação da aprendizagem. O constrangimento em estar sendo filmado também foi relatado pelos participantes, porém os mesmos declararam que no decorrer da disciplina esse constrangimento diminuiu. Os critérios utilizados como avaliação da aprendizagem de Libras, foram os parâmetros da língua de sinais, a saber: configuração de mão, movimento, localização, orientação da palma e expressão não-manual. Observou-se que o parâmetro de expressão não manual foi o mais comprometido, revelando a necessidade de se trabalhar mais intensamente esse parâmetro nos processos de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProfessores- Formaçãopt_BR
dc.titleO vídeo como ferramenta de avaliação da aprendizagem de libras na formação de professorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8891142340190154pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present research aimed at analyzing the use of videos, as an instrument to evaluate the learning of Libras in the courses of Teacher Training in Science and Mathematics of the Agreste Academic Center. Using a questionnaire, we sought to understand the perceptions, attitudes and motivations of the research participants, in an attempt to understand the learning process, and all its complexity in the production of the videos. We also analyzed two videos produced as a product to evaluate the learning of Libras by each of the participants. The incipient vocabulary in Libras and also the lack of dexterity with the video editing were the main obstacles reported by the participants, however we observed that the video production activity contributed to a significant improvement of the practice with regard to signaling in Libras, since the Same ones were led to research and to review, in advance, the requested signals, contributing to the self-regulation of learning. The embarrassment in being filmed was also reported by the participants, however they stated that during the course of the discipline this embarrassment decreased. The criteria used as evaluation of the learning of Libras were the parameters of sign language, namely: hand configuration, movement, location, palm orientation and non-manual expression. It was observed that the parameter of non-manual expression was the most compromised, revealing the need to work more intensely this parameter in the teaching processes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thiago Ramos de Albuquerque.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons