Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26619

Compartilhe esta página

Título: O vídeo como ferramenta de avaliação da aprendizagem de libras na formação de professores
Autor(es): ALBUQUERQUE, Thiago Ramos de
Palavras-chave: Recursos audiovisuais; Língua brasileira de sinais; Aprendizagem; Avaliação; Professores- Formação
Data do documento: 2-Mai-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente pesquisa visou analisar a utilização de vídeos, como instrumento de avaliação da aprendizagem de Libras nos cursos de Formação de Professores de Ciências e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Utilizando um questionário, buscou-se compreender as percepções, atitudes e motivações, dos participantes da pesquisa, na tentativa de entender o processo de aprendizagem, e toda sua complexidade na produção dos vídeos. Também foram analisados dois vídeos produzidos, enquanto produto para avaliação da aprendizagem de Libras, por cada um dos participantes. O vocabulário incipiente em Libras e também a falta de destreza com a edição do vídeo, foram os principais obstáculos relatados pelos participantes, todavia observamos que a atividade de produção de vídeo contribuiu para uma significativa melhora da prática com relação a sinalização em Libras, pois os mesmos foram levados a pesquisar e revisar, previamente, os sinais solicitados, contribuindo para a autorregulação da aprendizagem. O constrangimento em estar sendo filmado também foi relatado pelos participantes, porém os mesmos declararam que no decorrer da disciplina esse constrangimento diminuiu. Os critérios utilizados como avaliação da aprendizagem de Libras, foram os parâmetros da língua de sinais, a saber: configuração de mão, movimento, localização, orientação da palma e expressão não-manual. Observou-se que o parâmetro de expressão não manual foi o mais comprometido, revelando a necessidade de se trabalhar mais intensamente esse parâmetro nos processos de ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26619
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thiago Ramos de Albuquerque.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons