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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26906

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Título: Lapidação mecanizada e manual das faces de selos mecânicos aplicados em bombas de transferência de gás liquefeito de petróleo
Autor(es): FRANÇA, João Henrique Cavalcanti de
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Selos mecânicos; Faces de vedação; Lapidação; Planeza; Rugosidade
Data do documento: 30-Ago-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O selo mecânico é o principal elemento de vedação de uma máquina ou equipamento, pois evita que vazamentos indesejados ocorram e possam causar acidentes e prejuízos. As faces de vedação estáticas e dinâmicas são responsáveis por esta função, impedindo que o fluido confinado escape para o meio externo, principalmente quando o equipamento está em operação. Para isso, é imprescindível que as faces possuam valores de planeza e rugosidade superficial satisfatórios. Estes parâmetros são obtidos por meio de lapidação mecanizada ou manual. Na prática, a rugosidade não é avaliada pelas empresas que recuperam selos mecânicos e os valores de planeza são obtidos pela visualização de franjas de interferência, que é um método simples e barato, mas que depende da acuidade visual e experiência do técnico que está realizando a lapidação. Este trabalho propõe comparar os valores de planeza obtidos pela técnica de franjas de interferência e pela medição em uma máquina de medição por coordenadas (MMC), antes e após a lapidação das faces de vedação de selos mecânicos aplicados em bombas de transferência de gás liquefeito de petróleo (GLP), assim como avaliar a qualidade da planeza e da rugosidade superficial obtidas por lapidação manual na oficina de manutenção da Transpetro no Porto de Suape, e por lapidação mecanizada em empresa externa. A rugosidade superficial também foi avaliada através de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados comprovaram a eficácia do método de lapidação manual e a exatidão da medição de planeza por meio da MMC. Para finalizar o trabalho, foram estimados os principais custos gerados com a falha do selo mecânico e sua manutenção, além dos possíveis prejuízos decorrentes da indisponibilidade simultânea das bombas de GLP, reforçando a importância da recuperação de selos em uma oficina própria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26906
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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