Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26972

Compartilhe esta página

Título: Leitura de microcontos mediada por aplicativo para smartphone no nono ano do ensino fundamental
Autor(es): SILVA, Evaldo Gomes da
Palavras-chave: Leitura; Gênero microconto; Smartphone
Data do documento: 12-Dez-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Como os índices do SAEB, da PROVA BRASIL e do PISA constatam a dificuldade de compreensão de textos pelos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental, esta pesquisa propôs o trabalho com a leitura de microconto pela tela do smartphone por supor que a leitura desse gênero mediada pelo dispositivo tecnológico pudesse motivar os alunos e, assim, tornar a aprendizagem de leitura mais profícua. Dado que esse gênero pertence à ordem do narrar - ato inerente ao homem - e o uso das tecnologias não só é recomendado por especialistas, mas também faz parte da vida dos alunos, a pesquisa adotou o objetivo de: analisar o interesse de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública pela leitura do gênero microconto, mediada por um aplicativo para smartphone. O estudo baseou-se na proposta de leitura de Antunes (2003, 2009), Goulemot (2009), Marcuschi (1996, 2008), Possenti (2001) e outros. O ensino-aprendizagem do gênero textual pautou-se no Interacionismo de Bakhtin (1997) e na abordagem funcional de Marcuschi (2008, 2010). O reconhecimento do microconto como gênero textual baseou-se em Gonzaga (2007), Silva (2013), Spalding (2008) além de outros. As bases teóricas para o uso dos objetos digitais de aprendizagem seguiram a linha teórica de Lévy (1993, 1996, 1998), Silva (2007), Schwarzelmüller e Ornellas (2007), Xavier (2008) e Moura (2009), dentre outros. Utilizando uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, a pesquisa constituiu-se um estudo de caso e, para a sua execução, foi proposto um aplicativo educacional de leitura chamado Continho por meio do qual quatro alunos foram desafiados a ler microcontos em diferentes níveis de compreensão, usando recursos multimodais. Durante o jogo, os alunos responderam a um gabarito para investigar o seu desempenho e, após jogarem, responderam a um questionário de seis questões para verificar sua reação ao jogar pelo display de um celular. Com o método de análise de discurso, o resultado da pesquisa confirmou a atratividade da leitura de microconto pela tela do smartphone e, assim, revelou a vantagem de a escola trelar a leitura às novas tecnologias para possibilitar um encontro prazeroso entre o estudante e o texto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26972
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Evaldo Gomes da Silva.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons